Notícias
MPPA denuncia ex-prefeito por crime contra a administração pública
Uma série de irregularidades informadas ao Ministério Púbico do Pará (MPPA) em Tucuruí, principalmente pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), e pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinsmut) resultaram numa denúncia contra o ex-prefeito da cidade, Sancler Antônio Wanderley Ferreira, ajuizada pela 2º Promotora de Justiça do município, Amanda Luciana Sales Lobato.
MPPA promoverá curso “Saúde para Todxs”: sem preconceitos e discriminações
Nesta quinta-feira (28), o Diretor Geral do CEAF e Coordenador do CAO Constitucional, Marco Aurélio Lima do Nascimento, juntamente com a Promotora de Justiça de Execução Penal e Controle Externo da Atividade Policial da Comarca de Marabá, Daniella Maria dos Santos Dias, o Coordenador do CAO Criminal e Supervisor Administrativo dos CAO'S, José Maria da Costa Júnior e a Diretora Administrativa do CEAF, Lúcia Florenzano, reuniram na sede do Ministério Público em Belém, com o objetivo de deliberar acerca do conteúdo programático do curso “Saúde para Todxs: sem preconceitos e discriminações”.
MPPA expede recomendação para garantir medicação a paciente
Para garantir o direito à saúde ao paciente Wallacy Furtado Lopes, o MPPA expediu recomendação ao município de Mocajuba para o fornecimento de medicação necessária ao paciente.
Palestra destaca penalidades à violência contra crianças e adolescentes
Profissionais da rede de garantia dos direitos das crianças e adolescentes participaram, nos dias 25 e 26 de junho, em Barcarena, de um encontro de capacitação promovido pelo Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente (Mover). O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) foi representado no evento pela promotora de justiça Leane Barros Fiuza de Mello.
Promotora discute desafios da socioeducação na Amazônia
“Os desafios ao desenvolvimento da socioeducação na Amazônia”. Este foi o tema da palestra proferida pela promotora de justiça Leane Barros Fiuza de Mello durante o II Congresso Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Paraná, em Curitiba, entre os dias 19 e 21 de junho.
Proposta quer regulamentar atendimento do SUS por planos de saúde privados
No próximo dia 22 de agosto, uma nova reunião oficializará ao Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e secretários de saúde do Estado e do município de Belém a proposta de fluxo de acesso a leito de gestão estadual ou municipal para usuários sem cobertura ou em carência que são atendidos em caráter emergencial nas urgências e emergência da Unimed.
MPPA promove audiência pública com o tema "Empoderamento da Mulher"
O Ministério Público do Estado, por meio da promotora de Justiça Maria José Vieira de Carvalho Cunha, Titular do 2º Cargo de PJ/Capanema, promoveu nesta terça-feira (26) a “Audiência Pública sobre o Empoderamento da Mulher”, com a participação de 40 (quarenta) pessoas, dentre estudantes, representantes de empresas e órgãos públicos e representantes da sociedade civil interessados no tema.
Evento “Goleada da Filiação” incentiva a paternidade responsável
“Ai paizito, é muito simples e é rapidinho, não custa nada registrar seu filho, dar o seu nome valoriza o bem”, com este refrão parodiado do hit colombiano “Despacito”, o grupo teatral Projeto Sigma definiu claramente, no evento “Goleda da Filiação”, a realidade do problema da falta de reconhecimento paterno, seja ele biológico ou sócio afetivo, de crianças e adolescentes que possuem no registro civil de nascimento apenas o nome da mãe.
Direitos na telefonia paraense é debatido em seminário
Foi realizado na última terça-feira (26), no auditório da Câmara Municipal de Marabá, o “2º Seminário da Telefonia: Conheça seus direitos”, promovido pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), através do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e Centro de Apoio Operacional Constitucional.
Fórum estudantil e MPPA fiscalizam fornecimento de merenda escolar
Alunos representantes de 17 escolas estaduais e municipais participaram do encontro. A fiscalização da merenda pelos estudantes é um dos focos do projeto Juventude Cidadã, que incentiva o protagonismo juvenil nas escolas, acompanhados pelo MPPA, que orienta e recebe as informações para subsidiar sua atuação.