ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Rede de proteção

Conheça os órgãos e instituições que atuam na proteção e orientação de mulheres que enfrentam situações de violência e saiba como entrar em contato

A REDE DE PROTEÇÃO

Ministério Público do Estado do Pará

Promotoria de Violência Doméstica

É Órgão de execução responsável pela proteção dos direitos das mulheres, por meio da fiscalização da aplicação de Leis, adotando as medidas  administrativas e judiciais cabíveis.

Núcleo de Proteção à Mulher

vinculado ao CAO DH, com atribuições previstas na Resolução nº. 004/2021/CPJ, dentre as quais: intercâmbio permanente com entidades ou órgãos públicos ou privados que atuem na garantia dos direitos e proteção das mulheres; execução de políticas públicas sociais, em nível estadual e nacional, na defesa dos Direitos Humanos no que se refere às mulheres e estimulação da aproximação efetiva entre o Ministério Público e a população.

Ouvidoria da Mulher do MPPA

Conforme a Portaria nº 2.892/2020, tem por objetivo principal estabelecer o recebimento e encaminhamento às autoridades competentes das demandas relacionadas à violência contra a mulher.

LIGUE 180

O serviço funciona como um disque denúncia onde a Ouvidoria da Mulher do MPPA é responsável por receber todas as ocorrências registradas no Estado do Pará, encaminhando-as aos órgãos responsáveis.

Poder Judicário

Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do TJPA

Foi criada no âmbito do TJPA. Promove a articulação interna e externa do Poder Judiciário com os outros órgãos governamentais e não governamentais com atuação na causa da mulher.

Varas de Violência Doméstica e Familiar

Cmpete julgar os processos decorrentes  de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Equipe Multidisciplinar 

Fornece subsídios ao juiz, mediante laudos ou verbalmente em audiência, e desenvolve trabalhos de orientação, encaminhamento, prevenção e outras medidas, voltados para a ofendida, o agressor e os  familiares.

PARÁPAZ - MULHER

Foi criado para oferecer um serviço especializado de atendimento integral, qualificado e humanizado às mulheres em situação de violência doméstica, familiar e sexual, de maneira a promover sua cidadania e evitar sua revitimização.

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM)

Não existem DEAM's em todos os municípios do Pará. Em não havendo a vítima poderá procurar a delegacia do local.

Em Belém, o plantão ParáPaz/DEAM que fica localizado à Travessa Mauriti nº 2394, entre Avenida Duque de Caxias e Travessa Rômulo Maiorana, bairro: Marco. CEP: 66.095-740.

Defensoria Pública

Órgão de orientação jurídica e defesa dos hipossuficientes, possui Núcleos de Atendimento Especializado da Mulher e do homem agressor.

Espaços de Acolhimento (abrigos)

São estruturados para acolher e proteger mulheres em situação de violência doméstica.

Outras Informações

Delegacias

Ligue 180

Parceiros