Notícias
Corregedoria-Geral do MPPA divulga Relatório de Atividades 2017
O Corregedor-Geral, Procurador de Justiça Jorge de Mendonça Rocha, publicou nesta 2º feira (30) o Relatório de Atividades da Corregedoria-Geral do Ministério Público do Estado do Pará, contendo dados sobre as Procuradorias e Promotorias de Justiça, relativos ao exercício de 2017.
Reunião com Conselho de Segurança Pública debate ações no município
O Ministério Público do Estado do Pará discutiu a criação de estratégias e propostas para restabelecer as operações financeiras com cédulas na agência do Banco do Brasil no município.
Ação do MPPA requer qualidade e melhorias no abastecimento de água
A população do Distrito de Mosqueiro, em Belém, vem sofrendo com a precariedade dos serviços de abastecimento de água fornecidos pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) foi à Justiça para que a companhia forneça, em caráter imediato, o serviço de forma contínua aos usuários.
MPPA recomenda dispensa de autorização judicial para lazer de menores
O Ministério Público do Pará (MPPA) através da Promotora de Justiça, Aline Cunha da Silva, encaminhou uma Recomendação à casa de passagem de crianças e adolescentes e à Secretaria de assistência social do município de Ourilândia do Norte, a fim de que seja dispensável o pedido de autorização judicial para os passeios dos menores acolhidos naquele espaço, desburocratizando o processo de lazer, bem como para que haja tabela de escalas de saídas para que eles possam usufruir do direito de sair acompanhados pelas cuidadoras do abrigo para a realização de tarefas do cotidiano, como fazer compras.
Audiência debate alternativas para fim do atraso de salário dos servidores
Convocado para debater os recorrentes atrasos no pagamento dos servidores públicos do município, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), representado pelo promotor de Justiça Gerson Alberto de França, participou de audiência pública na Câmara Municipal de Pacajá. A audiência foi realizada no salão da Maçonaria de Pacajá nesta quarta-feira (25) e contou com a presença de representantes do sindicato dos servidores municipais, da sociedade civil, além de vereadores, secretários municipais, prefeito municipal, servidores públicos municipais.
MPPA promove palestra para garantia de direitos da população LGBT
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça da Execução Penal e Promotoria de Justiça de Direitos Humanos de Marabá, promoveu palestra com o tema “A atuação do Ministério Público na garantia dos direitos das pessoas LGBT”. O evento foi ministrado pela promotora de Justiça Lílian Viana Freire, titular da Promotoria de Direitos Humanos de Marabá, e ocorreu na última quarta-feira (25) no Centro de Recuperação Feminino de Marabá (CRFM).
Corregedoria-Geral acompanha apuração de possíveis danos ao Palacete Bolonha
A Corregedoria-Geral do Ministério Público do Estado oficiou aos promotores de Justiça que atuam perante a Promotoria de Justiça de Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Habitação e Urbanismo, para solicitar informações se havia procedimento instaurado para apurar deterioração do complexo.
MP e Governo do Pará estudam ajuste de conduta em conjunto com a Hydro
A força-tarefa formada pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e o governo do estado do Pará estudam celebrar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em conjunto com a Hydro Alunorte, em que tanto a empresa quanto o governo assumirão obrigações sociais e ambientais em caráter emergencial.
Operação Perfuga cumpre mandados em empresas e órgãos públicos
A Polícia Civil, em conjunto com a com Ministério Público Estadual, deflagrou, nesta quinta-feira (26) a 9ª fase da operação Perfuga denominada “Carros Fastamas” que visa o cumprimento de uma prisão preventiva, e três prisões temporárias, além de nove mandados de busca e apreensões em órgãos públicos, empresas e residências.
Inquérito investiga omissão pública na construção de unidade de acolhimento
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), através do promotor de Justiça Sávio Ramon Batista da Silva, instaurou inquérito civil com o objetivo de apurar a omissão do Município de Jacundá em providenciar unidade de acolhimento institucional para crianças e adolescentes.