ATENDIMENTO AO CIDADÃO

PLID-Pará (Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos)

Saiba mais sobre o PLID, que concentra os registros de desaparecimento e de encontro de corpos sem identificação em um banco de dados eletrônico.

O Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID) do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) concentra os registros e notícias de pessoas desaparecidas e de encontro de corpos sem identificação em um banco de dados eletrônico. O sistema reúne informações de pessoas desaparecidas e cruza com dados contidos em outros bancos de dados de outras instituições.

O PLID foi instituído em 2019, por meio da portaria número 1458/2019-MP/PGJ, reforçando o compromisso do órgão em contribuir para o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), criado em 2017 pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O PLID tem abrangência em todo o Pará e é vinculado à estrutura organizacional do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOCrim) do MPPA.

Mais sobre o PLID

PLID Pará é o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ministério Público do Estado do Pará.

O programa realiza o cadastro dos desaparecimentos num banco de dados nacional, chamado SINALID – Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos, que sistematiza e cruza informações provenientes de diversos órgãos, ajudando na busca de pessoas em situação de desaparecimento, e/ou identificação de pessoas com indicativo de desaparecimento. Além disso, visa fomentar políticas públicas junto aos órgãos que trabalham no enfrentamento desse fenômeno, a fim de auxiliar na prevenção e solução dos casos.

Embora o trabalho do PLID Pará não substitua a apuração realizada pela Polícia Civil, ele pode, a partir de um trabalho conjunto, auxiliar no enfrentamento do problema. Para tanto, é disponibilizado um e-mail plidpara@mppa.mp.br, para onde pode ser enviada a comunicação da pessoa desaparecida.

Comunicar desaparecimento