ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Solenidade comemora 30 anos da Constituição e homenageia o MPPA

Procurador-geral Gilberto Martins foi um dos agraciados com medalha do mérito durante evento organizado pela Assembleia Legislativa
Belém 09/10/19 00:00

Em comemoração ao aniversário de 30 anos da promulgação da Constituição do Pará e da Assembleia Estadual Constituinte, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) promoveu uma sessão solene, na noite desta segunda-feira (7), no Hangar Centro de Convenções, em Belém, com a outorga da “Medalha do Mérito Constituinte Zeno Veloso”, denominação que é uma referência ao relator da matéria e conceituado jurista paraense. O procurador-geral de Justiça do Pará, Gilberto Martins, foi um dos homenageados.

Promulgada em 5 de outubro de 1989, no Palácio da Cabanagem, a Constituição do Estado do Pará tornou-se um dos mais importantes documentos jurídicos do Pará e símbolo da democracia no estado. A Carta Magna assegurou a liberdade de expressão e criou instrumentos de garantias de direitos à sociedade. 

Após fazer abertura oficial, o deputado estadual Dr Daniel Santos, presidente da Alepa, em um ato de reconhecimento, passou a condução da presidência do evento ao deputado Raimundo Santos, propositor da sessão solene e único parlamentar remanescente da legislatura da época de elaboração da Constituição.

Procurador-geral de Justiça Gilberto Martins fala durante solenidade da Alepa
Procurador-geral de Justiça Gilberto Martins fala durante solenidade da Alepa
Foto: Ascom/Alepa

O deputado Raimundo Santos contribuiu com mais de 200 artigos publicados na Constituição do Pará e presidiu a Comissão de Fiscalização Orçamentária, uma das sete comissões temáticas criadas para sistematizar a organização de assuntos relevantes para o Poder Legislativo e sociedade.

Durante a solenidade, a Alepa condecorou os constituintes que trabalharam na elaboração da Carta Magna, assessores e servidores públicos da época que contribuíram no processo de elaboração e personalidades e instituições que tenham ao longo do período se destacado em defesa da garantia de direitos humanos, da cidadania e jurídico para a manutenção do regime democrático estabelecido.

Procurador-geral Gilberto Martins foi agraciado durante a solenidade organizada pela Alepa
Procurador-geral Gilberto Martins foi agraciado durante a solenidade organizada pela Alepa
Foto: Ascom/Alepa

A promulgação da Carta Magna foi realizada pelo deputado constituinte Mário Chermont e presidente da Assembleia Estadual Constituinte. Dos 42 deputados constituintes, ele foi um dos 29 deputados ainda vivos que foram condecorados com a honraria.

Entre os convidados agraciados, esteve Aurélio Corrêa do Carmo, ex-governador constituinte.

Também foram feitas homenagens póstumas aos 13 deputados constituintes falecidos e que tiveram participação no processo de elaboração da Carta Magna e na Constituinte Estadual.

Um dos convidados e também homenageado, o procurador-geral de Justiça do Pará, Gilberto Valente Martins, se pronunciou durante a solenidade e disse que a Constituição foi fundamental para garantir a autonomia dos Poderes e do Ministério Público.

Promotor de Justiça Claudomiro Lobato recebeu medalha por sua atuação institucional
Promotor de Justiça Claudomiro Lobato recebeu medalha por sua atuação institucional
Foto: Ascom/Alepa

“A constituição do Estado readequou as estruturas de poderes, ela fez a elevação de normais infraconstitucionais, assegurando os direitos do cidadão, no capítulo das garantias e fez uma reestruturação dos poderes. Nós, do Ministério Público, somos gratos a essa reestruturação, ela trouxe um capítulo próprio inserido dentro do sistema de justiça e a sua garantia de autonomia administrativa e financeira assegurada aos seus membros que dão à sociedade a certeza de uma atuação imparcial e efetiva na proteção dos direitos do cidadão”, concluiu o procurador-geral.

Além de Gilberto Martins, o procurador de Justiça cível Waldir Macieira e o promotor de Justiça Claudomiro Lobato, titular da Promotoria de Justiça da Família de Belém, também foi homenageado.

Procurador de Justiça Waldir Macieira foi um dos homenageados
Procurador de Justiça Waldir Macieira foi um dos homenageados
Foto: Ascom/Alepa

Cultura e acessibilidade           

A programação contou com apresentação musical de 40 vozes do Coral do Templo Central da  Assembleia de Deus e Coral de Surdos da mesma denominação religiosa, além da Banda de Música da Marinha, e participação especial da dupla formada por mãe e filha, Lucicleide Paiva e Isabelle Paiva, que juntos interpretaram um número musical com linguagem de sinais. A filha, Isabelle, tem 18 anos e possui síndrome de Down.  

A apresentação com pessoas com deficiência veio reiterar os direitos de acessibilidade garantidos pela Constituição Estadual.        

Exposição 
Durante o evento, o público pode conferir um pouco da história do processo da constituinte no Estado, a partir de uma exposição formada por painéis informativos, no hall de entrada de acesso ao auditório, local da solenidade.    

 

Texto: Assessoria de Comunicação Social, com informações da Alepa

Fale Conosco