ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Sistema Integrado de Gestão Interativa deve aprimorar o planejamento das unidades do MPPA

O SIGI foi apresentado pela Comissão de Gestão do Planejamento Estratégico aos Centros de Apoio Operacional e aos Grupos de Atuação Especial Gaeco e GSI
Belém 20/08/21 12:00

 

Na manhã desta quinta-feira (19), a Comissão de Gestão do Planejamento Estratégico (Cogepe), do Ministério Público do Pará, apresentou em reunião virtual, o Sistema Integrado de Gestão Interativa (SIGI) aos Grupos de Atuação Especial Gaeco (Combate ao Crime Organizado) e GSI (Inteligência e Segurança Institucional), à Supervisão e aos coordenadores dos Centros de Apoio Operacionais (CAOs).

A Supervisora dos CAOs, Mônica Rei Moreira Freire, coordenou a reunião, que debateu ainda, a elaboração dos Planos Setoriais (PS) alinhando suas propostas de ações ao Plano Estratégico Nacional e Radar Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e ao Plano Estratégico Institucional do MPPA.

O Coordenador do CAO Criminal, José Maria Gomes dos Santos, apresentou o  Plano Setorial do CAO Criminal, elaborado e finalizado pelo Sistema SIGI, o que foi complementado pela Cogepe, que expôs as diretrizes e o suporte necessários para aquelas unidades que ainda não concluíram seus planos. Participaram da reunião virtual a Supervisora e os Coordenadores dos CAOs, GAECO, GSI, Cogepe e a Assessoria de Planejamento (ASPLAN).

O Sistema Integrado de Gestão Interativa (SIGI) visa implementar o processo de planejamento da gestão em todas as unidades do MPPA. Tem como objetivo tornar a instituição mais integrada e organizada, possibilitando a agilidade na tomada de decisão, de modo a aprimorar e adequar a gestão de pessoas, de materiais e de recursos orçamentários e financeiros às necessidades da atividade institucional, para a melhoria dos serviços prestados pela área finalística.

Busca ainda apresentar, de forma concisa, um fluxo de técnicas e ferramentas para a elaboração dos planos dos órgãos e unidades administrativas; definir um processo de elaboração de projetos, dividido em etapas, atividades e requisitos mínimos para os produtos dessas etapas; publicizar os resultados alcançados através dos projetos, promover a inovação no MPPA e cumprir os objetivos do Planejamento Estratégico Institucional, realizando entregas de qualidade à população.

A ideia é integrar em um só sistema o Planejamento Estratégico Nacional, o Planejamento Estratégico Institucional (em tramitação no Colégio de Procuradores), o Radar Estratégico do CNMP, os desafios de gestão da Procuradoria-Geral de Justiça e os planos Diretores e Setoriais das unidades administrativas e dos órgãos do MPPA. A integração permitirá ao membro da instituição que se veja em um cenário global, com a liberdade de executar e monitorar a execução do seu próprio planejamento.

Assessoria de Comunicação 

 

Fale Conosco