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Servidores do MPPA recebem treinamento de sistema de tramitação eletrônica de documentos

A ferramenta de modernização é uma das metas da atual administração superior do MPPA
Belém 16/09/21 12:00

Descrição da imagem: Há oito pessoas numa sala, sendo uma mulher e sete homens, três deles em pé, no fundo da sala e um em pé na frente. Todos usam camisa social, crachá do MPPA e máscaras. A sala tem chão com lajota cinza, paredes beges e a parede de fundo é salmão. Na sala há várias mesas cinzas com computadores.

Nesta quarta-feira, 15 de setembro, servidores do Ministério Público do Estado do Pará receberam treinamento do módulo de gestão do Processo Administrativo Eletrônico (PAE), sistema utilizado pelo Poder Executivo para tramitação eletrônica de documentos. A capacitação foi realizada no laboratório de informática do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). No curso foram apresentados os recursos, funcionalidades e regras de tramitação do módulo gestor.

A capacitação é resultado de Termo de Cooperação, assinado em 2020, com o Governo do Estado do Pará. Esta foi a primeira turma a ser capacitada com a ferramenta. O treinamento foi ministrado pelos servidores da Secretaria de Planejamento e Administração do Estado do Pará, Salomão dos Santos Melo, gerente GSIP e Rocy Romanhole de Campos, agente administrativo, sob a coordenação de Flávia Nunes, coordenadora de Logística e Gastos Públicos.

Com o primeiro encontro, foi dado início ao cronograma de capacitação dos integrantes do MPPA para o uso do PAE. O objetivo é que em breve todas as unidades sejam cadastradas e, posteriormente, os usuários vinculados para que possa ser realizado o treinamento de servidores e membros, efetivando a adesão do MPPA nesta ferramenta de gestão.

Além de agilizar a tramitação de documentos, a ferramenta também já permitiu ao Poder Executivo eliminar a tramitação por meio físico, que é uma das metas traçadas pela atual administração que entende ser necessário avançar nesse processo de modernização da gestão.

Na ocasião, estiveram presentes representantes da Procuradoria-Geral de Justiça, diretores dos departamentos de Informática e Administração e técnicos dos dois setores.

Para o servidor Fabrício José Barroso Saldanha a avaliação final do treinamento é de que "a utilização do PAE vai permitir o alinhamento institucional ao que de mais moderno existe na administração pública do Estado do Pará, integrando essa rede que além de todo Poder Executivo conta com os Tribunais de Contas do Estado e do Município, ALEPA e com tratativas iniciadas junto ao TJE visando consolidar esse modelo de gestão documental da qual o MPPA não poderia ficar de fora, sendo que a troca de informações, tanto no que tange aos procedimentos de tramitação de documentos quanto ao modelo tecnológico adotado serão extremamente benéficas para todos", afirmou.

O MPPA já está utilizando o PAE para tramitação de alguns documentos encaminhados pelos diversos órgãos do Poder Executivo para aquelas unidades já habilitadas. 

 

Texto: Lírio Moraes, com informações do Departamento de Administração do MPPA

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