Reuniões alinham providências para escolha de conselheiros tutelares
Neste domingo (6) haverá o processo de escolha unificado dos membros do conselho tutelar municipal. Em Santa Izabel do Pará, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em observância ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), acompanhou, desde o início, todo esse processo, fiscalizando e dando as orientações à comissão especial responsável pelo processo de escolha. No município, 16 candidatos concorrem ao cargo de conselheiro tutelar.
Na reta final para o dia da votação, a promotora de Justiça Vyllya Costa Barra Sereni, titular da Promotoria de Justiça de Santa Izabel, participou, nesta quinta-feira (03), no prédio da Secretária Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS), de uma reunião com os 16 candidatos a conselheiros tutelares para dar informações e esclarecer sobre o dia da votação e o rito da apuração.
Nesta sexta-feira (04) foi a vez de a promotora reunir com os mesários, ocasião em que foram dadas todas as orientações sobre como ocorrerá a votação e como os mesmos deverão proceder.
Haverá três locais de votação (Escola Doracy Leal, Escola Simplício Ferreira – Caraparu, e Escola Salviano Farias, em Americano) e nove sessões em que serão recepcionados os eleitores que exercerão o direito de voto. Em cada sessão haverá um presidente de mesa e um secretário. Em cada uma das três escolas, também haverá um fiscal, responsável pela manutenção da ordem e regularidade da votação, e a sala de situação.
Para ampla divulgação do processo de escolha, um carro-som vai transitar pela cidade. Além disso, foram fixadas faixas na frente das escolas em que ocorrerá a votação, e a rádio local, a pedido do MPPA, fez chamadas durante todo o mês de setembro sobre o processo de escolha, culminando com uma entrevista concedida nesta sexta-feira pela promotora de Justiça Vyllya Sereni sobre o processo de votação.
Texto: Promotoria de Justiça de Santa Izabel do Pará