Reunião ampliada da Rede de proteção aborda a condição de crianças e adolescentes em situação de rua e trabalho infantil

Nesta sexta-feira, 20, foi realizado no prédio da Universidade da Amazônia (UNAMA), em Marabá, a IV Reunião Ampliada de rede para tratar acerca da Mobilização do Fórum Municipal de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua e Trabalho Infantil. Durante a reunião, os órgãos que compõem o Fórum realizaram atividade de grupo no intuito de identificar as falhas que estão tendo no fluxo da coleta de dados relacionadas a demanda.
Participaram da reunião representantes das instituições públicas e sociedade civil que integram o Fórum Municipal, como: Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Marabá, Conselho Tutelar de Marabá, Ministério Púbico do Trabalho, CRAS, CREAS, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Assistência Social, DEACA/PCPA, PARAPAZ, Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, OAB, CIAM/MARABÁ, Espaço de Acolhimento Institucional de Marabá (EAP), Serviço de Acolhimento Familiar de Marabá (SAF), Guarda Municipal, Projeto Territórios Educativos, Associação Cidade Aprendiz, Territórios Educativos, entre outros atores.
A atividade realizada, identificada como dinâmica “Café com prosa sobre o trabalho infantil”, promoveu entre os presentes interação e diálogos para a construção de informações. Foram apresentadas três perguntas, para que os grupos discutissem no prazo de 20 minutos, fazendo rodízio nas mesas, e apresentassem posteriormente as informações coletadas na dinâmica.
As perguntas feitas aos participantes foram: a) quais desafios estão sendo enfrentados para garantir uma atuação de prevenção e combate ao trabalho infantil em marabá? b) quais iniciativas estão sendo desenvolvidas hoje em Marabá que apoiam a prevenção e o combate ao trabalho infantil? e, c) o que poderia ser criado para melhorar a atuação com foco na prevenção e no combate ao trabalho infantil?
O Fórum Municipal é um espaço permanente de discussão e construção de estratégias de atuação e fomentação de política pública, destinado a enfrentar, tratar e prevenir as violações de direitos das crianças e adolescentes em situação de rua e trabalho infantil e, tem como atividade a realização de reuniões mensais ampliadas de rede.
Texto e fotos: Promotoria de Marabá