Promotoria visita idoso que vivia nas ruas
A Promotoria de Justiça de Cametá realizou nesta quinta (4) uma visita ao idoso que foi hospitalizado à pedido do Ministério Público do Estado do Pará. O homem de 73 anos que vivia em um cubículo de madeira com diversos ratos, foi acolhido e encaminhado ao hospital após o MP ajuizar uma Ação Civil Pública contra o município para que a gestão levasse o idoso à uma instituição de repouso e prestasse atendimentos médicos e psicológicos ao homem.
A visita foi feita pelo promotor de Justiça Márcio Almeida de Farias para acompanhar o tratamento do idoso. De acordo com o promotor, “o intuito da visita foi saber como idoso estava. E constatamos que ele está sendo muito bem cuidado no hospital regional de Cametá. O ele está consciente e recebendo toda a assistência médica”, afirmou.
A visita foi feita poucos dias após o idoso ter sido resgatado de seu cubículo por equipes do SAMU e levado para UPA do município, onde recebeu tratamento médico adequado para seu estado de saúde.
Entenda o caso
No último dia 26, o Ministério Público ajuizou uma ACP para que o município resgatasse o idoso de 73 que vivia em situação de rua. O homem vivia a cerca de 20 anos em um cubículo de madeira sem higiene, conforto e com dezenas de ratos. O idoso apresentava dificuldade para falar, sobrevivia de comida doada por vizinhos, e não podia ficar com a família, devido a problemas de agressividade com seus familiares.
Pouco tempo depois, no dia 27, a Justiça acatou ao pedido do MP e ordenou à Prefeitura que levasse o idoso para abrigo temporário e também fornecesse avaliação e atendimento médico e psicológico. O homem foi resgatado três dias depois, dia 30, por uma equipe do SAMU e Corpo de Bombeiros.
De acordo com o promotor de Justiça Márcio Almeida, a gestão municipal, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), conseguiu localizar outros familiares do idoso, que moram na zona rural do município. Esses familiares entraram em contato com o MP e se comprometeram a cuidar do homem. A Secretaria Municipal de Assistência Social também contatou o MP e afirmou que irá construir um lar para o idoso próximo a residência desses familiares. Em breve, uma audiência deve ser realizada para firmar os compromissos entre os familiares e outras providências cabíveis.
Texto: Sarah Barbosa
Edição: Edyr Falcão
Foto: Freepik