ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria realiza audiência sobre saúde pública para definir ações para o Plano de Atuação biênio 2025/2026

Castanhal 25/02/25 11:35

A 4ª Promotoria Cível de Defesa Comunitária e da Cidadania de Castanhal realizou, como ação estratégica, na quarta-feira (19), audiência pública para ouvir a população local e decidir sobre as metas que serão trabalhadas no Plano de Atuação biênio 2025/2026, no que se refere às perspectivas para a saúde pública do município.

A mesa diretora dos trabalhos foi presidida pela promotora de Justiça Lígia Valente do Couto de Andrade Ferreira, titular da 4ª PJ Cível de Castanhal e como demais integrantes a vice-prefeita, Mylene Costa, o secretário Municipal de Saúde, Breno Henry Oliveira dos Santos, a juíza Titular da 1ª Vara Cível de Castanhal, Ana Louise dos Santos,  o coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODS) do MPPA, Carlos Eugênio, a promotora de Justiça  titular do 9º cargo de Improbidade Administrativa de Castanhal, Amanda Lobato, o diretor clínico da UPA Castanhal, Walter Cruz e a técnica do GATI, Ana Helfer.

Estiveram também presentes à audiência representantes do Poder Legislativo local e da sociedade civil, bem como de instituições locais.

No início da audiência pública, a promotora de Justiça Lígia Ferreira fez uma breve demonstração das demandas de saúde que tramitam na 4 PJª Cível de Castanhal e destacou os elevados índices de atendimentos realizados na UPA de pacientes munícipes de outras comarcas, bem como do Sistema Penal de Santa Isabel.

Foi destacado ainda pelo MPPA a necessidade do município de Castanhal implementar o serviço de ortopedia hospitalar no município, ante a grande demanda decorrente, inclusive, do elevado índice de acidentes com veículos automotores.

O secretário de Saúde, Breno Santos, relatou que assumiu a função com a nova gestão em janeiro de 2025 e que está atuando em várias frentes para melhoria na prestação do serviço de saúde no município. Disse também que havia quase 70 pacientes em suas residências, aguardando agendamento de cirurgia ortopédica/traumatologia e que todas já foram realizadas na nova gestão.

No decorrer da audiência e com a manifestação dos inscritos, várias demandas foram abordadas, com a solicitação de melhoria e implementação de serviços no município, tais como: atendimento hospitalar na especialidade de ortopedia/traumatologia no município, seja no Hospital Municipal ou Hospital Regional; ¿conclusão das obras e implementação do CEAPA (Centro de Atenção a Pessoa com Autismo); ¿implementação de mais um CAPS, especificamente no bairro Jaderlandia; ¿monitoramento/transparência quanto ao agendamento de consultas e exames; descentralização da coleta de exames laboratoriais ; e ¿implementação do Prontuário Eletrônico.

Texto e fotos: 4 PJª Cível de Castanhal, com edição da Ascom
 

Fale Conosco