ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria promove ações de conscientização para evitar avanço do novo coronavírus

Reuniões, operações e entrevistas em veículos locais são algumas ações realizadas pela Promotoria de Uruará para evitar o avanço da covid-19 no município
Uruará 10/02/21 10:43

A Promotoria de Uruará vem desenvolvendo uma série de ações no município referentes ao cumprimento das normas do decreto estadual e municipal de combate à covid-19. O objetivo é conscientizar a população, sobretudo as pessoas que moram na zona rural, a fim de que chegue a até elas informações sobre a importância de evitar aglomerações e a obrigatoriedade do uso de máscara, entre outras normas constantes nos decretos. Até o dia 4 de fevereiro Uruará, localizado no sudeste paraense, já havia registrado 1.299 casos de covid-19 e 17 óbitos. Atualmente o município encontra-se na bandeira laranja.

Na segunda-feira (8) o promotor Dirk Mattos promoveu uma reunião virtual com integrantes da Comissão de Dirigentes Lojistas de Uruará onde foi debatida a responsabilidade dos comerciantes no combate a proliferação do novo coronavírus. Os órgãos fiscalizadores têm enfrentado dificuldades em fazer com que os estabelecimentos cumpram as normas do decreto, sobretudo no que diz respeito à limitação de acesso a esses espaços e a cobrança do uso de máscaras não apenas dos clientes, mas também dos funcionários. “Foi uma reunião para orientar os comerciantes a fim de que eles se adequem ao decreto”, disse o promotor de Justiça Dirk Mattos.

O promotor Dirk Mattos promoveu reunião virtual com os comerciantes locais
Foto: Promotoria de Uruará

O promotor também coordenou uma grande operação de fiscalização e orientação em toda a área urbana do município, no dia 30 de janeiro. Pelo menos seis estabelecimentos foram fechados por estarem em situação irregular. Em alguns deles a fiscalização também detectou pessoas trabalhando em situação indevida, contrariando os decretos. Antes da operação a Promotoria já havia feito uma reunião de orientação com os comerciantes. “Aqui vamos fazer sempre isso, a gente orienta, ensina e depois cobra para que as pessoas possam, de fato, comprar a ideia de que a prevenção é o melhor caminho”, ressaltou o promotor.

Além do Ministério Público, participaram da operação do dia 30 a Polícia Militar, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,  Demutran e Vigilância Sanitária, todos coordenados pelo Ministério Público.

A Promotoria de Uruará coordenou uma grande operação junto aos estabelecimentos locais
Foto: Promotoria de Uruará

O promotor Dirk Mattos também tem participado de várias entrevistas nos veículos de comunicação locais no intuito de conscientizar a população sobre a importância do cumprimento das normas contidas nos decretos Estadual e Municipal a fim de evitar o avanço da doença em Uruará.

O promotor Dirk Mattos concedeu entrevista aos veículos de comunicação locais para orientar a população
Foto: Promotoria de Uruará

Assessoria de Comunicação

 

Fale Conosco