Promotoria ministra Círculo Restaurativo para militares do Policiamento Escolar
A 7ª Promotoria de Justiça Agrária de Santarém participou no último dia 2 de agosto, de curso direcionado a policiais militares que compõem o Policiamento Comunitário Escolar, do 35º BPM- Rio Amazonas. Um Círculo de Justiça Restaurativa foi ministrado na sede do batalhão, aos policiais que atuam no entorno das escolas e mantém parceria com os gestores e pais para a prevenção ao uso de drogas e combate à criminalidade no ambiente escolar.
Descrição da imagem: Grupo de homens e mulheres fardados numa sala, alguns sentados e outros em pé, todos de máscara, incluindo a ministrante do curso, em pé, sem farda. Ao fundo, um banner colorido e à frente, papéis coloridos no chão em formato de círculo. Nas laterais, algumas cadeiras vazias.
A promotora de Justiça Ione Nakamura ministrou o Círculo de Justiça Restaurativa, que buscou despertar nos participantes a reflexão sobre a atuação no policiamento escolar, ouvir suas dificuldades e desafios, visando melhorar e aperfeiçoar o trabalho. Os círculos são instrumentos de mediação que possibilitam a escuta e a construção de paz.
O projeto de Policiamento Comunitário Escolar é uma iniciativa do comandante do Comando de Policiamento Regional 1, coronel Aldemar Loureiro Maués Júnior, e coordenado pelo Cabo Glauber Mota. Atua há aproximadamente seis anos e desenvolve atividades de prevenção as drogas e à prática de crimes e atos infracionais no ambiente escolar, por meio de palestras e ações em conjunto com a rede de serviços dos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, atendendo alunos, famílias, docentes e gestores escolares, além de associações e comunidades eclesiais.
Assessoria de Comunicação