ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria escuta as demandas da região do Lago Grande, especialmente relacionadas à segurança pública

Santarém 14/09/22 12:44

A 3ª Promotoria de Justiça de Santarém promoveu nesta terça-feira, no distrito de Curuai, na região do Lago Grande, uma reunião pública de escuta, que integra o Plano de Atuação da promotoria biênio 2022/2023. O encontro foi no salão paroquial, com a participação de lideranças e moradores de Curuai e outras comunidades.

Descrição da imagem: Fotografia colorida de uma reunião em ambiente coberto e aberto nas laterais, tendo à frente uma mesa com tecido estampado, onde estão sentadas duas mulheres, em cadeiras brancas,  de frente para a plateia, onde estão pessoas sentadas em cadeiras vermelhas. Do lado externo há árvores. 

A promotora de Justiça Dully Sanae Araújo Otakara, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, Controle Externo da Atividade Policial, Execuções Penais, Penas e Medidas Alternativas de Santarém, ouviu as demandas das comunidades, principalmente relacionadas à segurança pública. Participaram representantes das associações Aracuri, Distrito II Alto Lago, Igarapé Açu, Pindorama, Marco, Boa Fé, Soledade, Jacaré e outras lideranças locais.

Descrição da imagem: Fotografia colorida de grupo de pessoas, de frente, em ambiente coberto e aberto nas laterais, tendo ao fundo uma parede branca. Parte do grupo está em pé, e parte sentados. 

Entre as demandas apresentadas, estão a necessidade de um Conselho Tutelar exclusivo para a região; presença permanente da Polícia Civil, uma vez que atualmente a equipe vai de 15 em 15 dias; problemas com poluição sonora, festas clandestinas e outros, que serão encaminhados para as respectivas promotorias, de acordo com a área de atuação. A promotora visitou também o alojamento da Polícia Militar e o local de atendimento da Polícia Civil.

O Lago Grande, em Santarém, é um projeto de assentamento agroextrativista com 252 mil hectares, onde moram mais de 35 mil pessoas distribuídas em 144 comunidades. A região é conhecida pela riqueza em recursos pesqueiros e florestais e pelas tradições comunitárias, mas também enfrenta problemas relacionados à segurança, violência doméstica, infância e juventude, saúde, meio ambiente e outros.

A distância da sede do município dificulta o acesso dos moradores aos serviços públicos disponíveis. Por esse motivo, a promotoria promoveu a escuta social na própria comunidade, e contou com a parceria com a Arquidiocese de Santarém, por meio da paróquia do Curuai, que cedeu o espaço e fez a mobilização dos participantes. Todas as demandas foram registradas e serão devidamente encaminhadas. 

Texto: Lila Bemerguy 

Fale Conosco