ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria elabora relatório com dados semanais da covid-19 no Baixo Amazonas

Os dados foram fornecidos pelas secretarias municipais de saúde e apresentam o quadro da pandemia na região
Santarém 10/08/20 08:25

A 8ª Promotoria de Justiça de Santarém elaborou relatório com o quadro demonstrativo de casos de covid-19 na região do Baixo Amazonas. O objetivo foi identificar a dinâmica semanal da pandemia nos 13.municípios/distritos da região, de acordo com dados epidemiológicos fornecidos pelas prefeituras, possibilitando que as promotorias acompanhem a evolução, além de subsidiar possíveis medidas de acordo com a realidade local. 

O relatório foi consolidado Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI/Santarém), eixo Engenharia, com base em informações oficiais dos municípios de Almeirim/Monte Dourado, Alenquer, Belterra, Faro, Juruti, Mojui dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Terra Santa e Santarém. De acordo com o engenheiro civil Marcus Sampaio, trata-se de uma forma diferente de demonstração dos dados, de modo que sejam visualizadas as evoluções semanais do número de infectados, recuperados e óbitos, ao lado das medidas administrativas adotadas por cada município (lockdown, quarentena ou flexibilização). O relatório não apresenta conclusões ou análises, somente demonstra o quadro.

Dados consolidados de Santarém, o município polo da região
Dados consolidados de Santarém, o município polo da região
Foto: MPPA/GATI/Santarém

A 8ª Promotoria de Justiça compartilhou o relatório com as promotorias dos demais municípios, uma vez que a situação epidemiológica da região impacta diretamente em Santarém, por ser o município de referência da 9ª Regional de Saúde, e que recebe os pacientes mais graves no Hospital Regional do Baixo Amazonas e no Hospital de Campanha.

O relatório apresenta dados referentes a 13 semanas, desde o dia 4 de maio, até 27 de julho.  Traz os gráficos de cada município e outros que comparam cidades próximas ou vizinhas. Os dados apontam a semana em que mais foram registrados casos em cada município. O maior número em uma semana foi registrado em Santarém, com 846 casos, de 7 a 13 de julho. Juruti registrou 473 infectados de 9 a 15 de junho; Oriximiná teve duas semanas seguidas com alto número: de 9 a 15 de junho, com 432 casos, e de 16 a 22 de junho, com 454, somando 886 infectados nessas duas semanas. 

Dados semanais no município de Juruti
Dados semanais no município de Juruti
Foto: MPPA/GATI/Santarém

O município com maior número de casos na última semana consolidada (de 21 a 27/07), foi Santarém, com 605 casos, seguido de Óbidos, com 338 casos, tendo apresentado 74 casos na semana anterior. Ainda em relação à última semana demonstrada, os municípios que apresentaram aumento de casos em relação à semana anterior foram Almeirim, Belterra, Juruti e Óbidos. E os que apresentaram diminuição foram Alenquer, Mojui dos Campos, Monte Alegre, distrito de Monte Dourado, Prainha, Santarém, Faro e Oriximiná.

Município de Belterra faz parte da região metropolitana de Santarém,  juntamente com Mojui dos Campos
Município de Belterra faz parte da região metropolitana de Santarém, juntamente com Mojui dos Campos
Foto: MPPA/GATI/Santarém

O responsável pelo relatório destaca que os dados são somente demonstrativos e foram informados pelas prefeituras. As variáveis, como ausência de testagem e tipo de medidas administrativas que influenciaram em cada período, devem ser consideradas de acordo com a realidade e demais dados de cada município.

Dados comparativos de Santarém e outros municípios da região
Dados comparativos de Santarém e outros municípios da região
Foto: MPPA/GATI/Santarém

Acesse o relatório completo

Texto: Lila Bemerguy
Assessoria de Comunicação 

 

Fale Conosco