ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria do Consumidor orienta estudantes sobre consumo sustentável

Estudantes de três escolas públicas da capital participaram na manhã desta quarta-feira (9) da palestra “Consumo Sustentável” promovida pela 2ª Promotoria de Justiça do Consumidor, por meio do seu titular, Frederico Antônio Lima de Oliveira.
Belém 09/05/18 11:54

Estudantes de três escolas públicas da capital participaram na manhã desta quarta-feira (9) da palestra “Consumo Sustentável” promovida pela 2ª Promotoria de Justiça do Consumidor, por meio do seu titular, Frederico Antônio Lima de Oliveira. O local do evento foi o auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPPA. A iniciativa visa atender as diretrizes estabelecidas no Plano de Atuação 2018/2019 da Promotoria do Consumidor o qual visa promover a conscientização de futuros consumidores.

A palestra foi ministrada pelo Promotor de Justiça Frederico Oliveira que mostrou como desenvolver hábitos de consumo mais conscientes e um estilo de vida sustentável na intenção de evitar ou eliminar o desperdício e, consequentemente, o impacto ambiental e social.

_DSC0015.JPG

 

O Promotor destaca a importância de conscientizar os jovens para o consumo consciente. “A educação para o consumo não é muito difundida, sobretudo entre os jovens, porém, trata-se de um direito fundamental”, reforçou o promotor.

Frederico Oliveira, observa que as relações de consumo mudaram devido as novas formas de adquirir produto sendo crescente hoje o número de pessoas que compram pela internet, por exemplo. Essa mudança de padrão implica em mudanças não apenas na rotina das pessoas mas nas relações jurídicas também. “Essa mudança tem sido percebida sobretudo entre os jovens que hoje fazem tudo pelo celular que é uma poderosa ferramenta de consumo. Por isso nosso foco é conscientizar a juventude”, concluiu.

O debate teve a participação do professor de Economia da Universidade Federal do Pará, Alexandre Damasceno, que repassou sua experiência no campo da educação financeira e economia sustentável.

O Promotor de Justiça, Marco Aurélio Nascimento, diretor-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) também conversou com os estudantes sobre o papel do Ministério Públicos e do Promotor de Justiça.

Participaram do evento alunos das escolas de Ensino Médio Frei Daniel, Hamilcar Alves Tupiassu e Ruth Rosita de Nazaré Gonçalves.

Texto: Assessoria de Comunicação
Fotos: Alexandre Pacheco

 

 

Fale Conosco