Roda de Conversa “ETNOGÊNESE & FORTALECIMENTO DE COMUNIDADES INDÍGENAS: TRILHAS PARA COP-30”

Data de Início:
Data de Fim:
Realização: Núcleo de Promoção da Igualdade Ético-Racial do MPPA (Nierac), Núcleo Agrário e Fundiário (NAF), Promotoria de Justiça Agrária de Castanhal e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF)
Local: Centro Comunitário da Aldeia Mangueira
Endereço: Tracuateua/PA
Público-Alvo: Membros das Comunidades Mangueira e Caranã (Tracuateua, Pará).
Mais Informações: CEAF
Período de Inscrição: Até o dia 21/08
Inscrições:
Programação:
8h – Apresentação dos presentes
8h30 – Apresentação do objetivo e da metodologia da oficina (Prof. Florêncio Almeida Vaz Filho, PJ Ione Nakamura e PJ Dereck Vasconcelos)
8h45 – Mística de reconexão com a Mãe Terra, com os antepassados e com a espiritualidade da natureza: dança em círculo. 9h30 – Pausa para o lanche.
10h – Os moradores contam sua história, relação com o território e suas crenças.
12h – Pausa para o almoço e descanso.
13h30 – Exibição do documentário “Terra dos encantados – os povos indígenas no baixo Tapajós” (YouTube) – Debates sobre o documentário Mediação: Dereck Vasconcelos (Promotor de Justiça)
15h – Pausa para o lanche
15h30 – Compreendendo as dinâmicas de nossos povos e comunidades: resistência, recriação, invenção, identidades possíveis e direitos. É tudo isso que quer dizer “etnogênese” indígena. Mediação: PJ Ione Nakamura
16h30 – Moradores: quem somos e qual nossa visão de futuro. Indígenas? O que é ser indígena? Roda de diálogo e discussões (Prof. Florêncio Almeida Vaz Filho, PJ Ione Nakamura e PJ Dereck Vasconcelos)
17h30 – Direitos: o que está garantido no papel e o que vem da luta social. Passos, processos e parcerias na organização indígena. Mediação: Dereck Vasconcelos (Promotor de Justiça)
18h – Os moradores de Tracuateua entre si conversam e encaminham seus próximos passos. Elaboração de uma Carta de compromisso. Mediação: Ione Nakamura (Promotora de Justiça)
19h – Roda de conversa e aperfeiçoamento da Carta. Mediação: Dereck Vasconcelos (Promotor de Justiça)
20h – Mística de encerramento: dança circular e leitura da Carta.