Promotoria discute agilização do envio de laudos periciais
As promotoras de Justiça de Marabá Cristine Magella Corrêa Lima e Daniella Maria dos Santos Dias promoveram, na tarde desta quinta-feira (11), reunião virtual por meio de aplicativo de videoconferência – em decorrência da pandemia do novo coronavírus que restringe reuniões presenciais – com integrantes do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. O encontro teve como objetivo discutir as solicitações específicas sobre os laudos periciais pendentes de conclusão e de remessas de laudos periciais às Delegacias de Polícia, bem como informações acerca de prazos previstos para conclusão.
Compareceram à reunião virtual proposta pelo Ministério Público do Estado, o diretor-geral do CPC Renato Chaves, Celso da Silva Mascarenhas, o gerente de Inteligência e Análise, Mario Guzzo Junior, o coordenador das unidades regionais, Francisco dos Santos e a procuradora do centro, Fernanda Marin.
Durante o encontro o diretor-geral do CPC Renato Chaves afirmou que a Corregedoria do Centro de Perícias está periodicamente fazendo a cobrança dos laudos atrasados e notificando oficialmente todos os servidores da área fim, cabendo determinar o prazo para conclusão dos laudos atrasados.
A promotora de Justiça Cristine Magella argumentou que o maior problema que vivencia, enquanto promotora do Tribunal do Júri, é a conclusão de laudos necroscópicos.
Ao final, a promotora de Justiça Daniella Dias destacou a importância da priorização da persecução penal de crimes violentos letais intencionais e priorização das investigações e ações penais e seus reflexos na tutela coletiva do direito fundamental à segurança pública.
Assessoria de Comunicação