Promotoria debate Plano de Retorno das aulas presenciais em rede pública
Na última quinta-feira (19), os promotores de Justiça de São Miguel do Guamá, Sabrina Said Daibes Amorim Sanchez e Paulo Sérgio da Cunha Morgado Júnior, participaram de uma reunião para debater o retorno das aulas presenciais na rede pública do município.
O prefeito, Eduardo Sampaio, e a secretária de Educação, Cristina Grimouth, fizeram uma exposição dos dados colhidos para embasar retorno seguro às aulas e comentaram sobre as dificuldades enfrentadas pelo ensino híbrido. De acordo com o prefeito, analisando os estudos de vacinação da faixa etária de 12 a 17 anos junto à ANVISA, estima-se que até outubro de 2021 poderia existir o retorno presencial 100% seguro.
Os promotores de Justiça reforçaram que os protocolos de segurança para alunos, professores e funcionários devem ser observados, além disso, nos casos de detecção de falta de estrutura física adequada nas escolas pelo SINTEPP, a entidade deve encaminhar os relatórios para o Ministério Público, a fim de recomendar melhorias e acompanhar a resolução das demandas ao Município.
O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (SINTEPP), Saulo Viera Ribeiro, reforçou que é necessário o conhecimento prévio pelos professores de todo o Plano de Retorno, já que muitos demonstram desconhecer os protocolos a serem seguidos a partir da próxima semana.
Ao final da reunião foi decidido que a Secretaria de Educação iria reforçar a divulgação do Plano de Retorno detalhado através de aplicativo de mensagens por celulares. A Promotoria de Justiça reiterou a necessidade das medidas de segurança para efetividade do retorno seguro, enquanto a presidente do Conselho Municipal de Educação, Aldenora Reis, afirmou que o município já fez um levantamento de quais professores não receberam a vacina para adotar as medidas cabíveis a cada caso.
Texto: Thiago Vasconcellos
Imagem: Freepik