Promotoria debate com instituições os procedimentos adotados nas abordagens policiais

Nesta quinta (11), no período da manhã, foi realizada pela Promotoria de Justiça de Marabá reunião de trabalho por meio de aplicativo de videoconferência, em razão da pandemia da covid-19 e das medidas sanitárias restritivas para reuniões presenciais, para discutir os procedimentos adotados durante as abordagens da Polícia Militar, a fim de evitar atos discricionários e ilegais que eventualmente possam configurar abuso de autoridade.
A reunião foi proposta pelo Ministério Público do Estado. Para os promotores de justiça Armando Brasil e Daniella Dias, a gestão da Segurança Pública requer novos arranjos institucionais e as agendas de governo devem ser permeadas de espaços deliberativos que promovam o necessário controle social sobre os atos e decisões, fortalecendo a democratização das políticas públicas e ampliando a eficiência e eficácia das políticas de segurança.
A reunião virtual foi coordenada pelos promotores de Justiça Daniella Maria dos Santos Dias (PJ de Marabá) e Armando Brasil Teixeira (PJ Militar) e contou com a presença do Cel. QOPM Benedito Tobias Sabbá Corrêa, Comandante do CPRII; Ten. Cel. QOPM Dayvid Sarah Lima, Comandante do 4º BPM; Ten. Cel. QOPM José Ricardo Passos Chaves, Comandante do 34º BPM; Ten. Cel. QOPM Gledson Melo dos Santos, Comandante do 23º BPM; Maj. QOPM Jocildo Pereira Dos Santos Júnior, Comandante da 11ª CIPM- Companhia Independente da Polícia Militar, em Rondon do Pará; Ten. Cel. QOPM Luciano Morais Ferreira, Presidente da CorCPR II; Maj. Cleiderson Torres da Costa, Comandante da 1ª CIME; advogado Ismael Gaia, Presidente da OAB, Subseção Marabá.
Assessoria de Comunicação