ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria de Justiça realiza vistorias em serviços de assistência social e saúde em município

Bom Jesus do Tocantins 05/09/22 10:20

 

Descrição da imagem: Foto colorida capturada em um ambiente externo. Há sete pessoas, dois homens e cinco mulheres. Eles estão em pé, reunidos lado a lado, posando para a foto e sorrindo. Atrás deles, a parede é bege e na parte debaixo é verde. Acima, está a placa do CRAS, em fundo branco e lestras pretas e verdes. 

A Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Marabá, por meio da promotora de Justiça Alexssandra Muniz Mardegan, realizou inspeções nas unidades de serviços de assistência social e saúde no município de Bom Jesus do Tocantins, no dia 2 de setembro.

Primeiramente, foi realizada inspeção no Serviço de Acolhimento "Família Acolhedora", que visa oferecer proteção integral às crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem, ou extensa, por força de medida de proteção aplicada ao caso concreto. A Promotoria de Justiça também visitou os prédios de 2 dois Centros de referência da Assistência Social (CRAS) existentes no município, fiscalizando a estrutura física, o corpo técnico e os serviços ofertados à população em situação de vulnerabilidade social, verificando a existência de estrutura compatível com o exigido pelas legislações pertinentes. O CRAS possui, adicionalmente, um posto de atendimento específico para a zona rural, a fim de suprir a limitação de deslocamento da população mais vulnerável, que reside afastada da zona urbana e, na maioria das vezes, acaba não aderindo aos projetos propostos pela rede, o que foi modificado com a proximidade do CRAS, notadamente com a instalação de posto de atendimento junto a essa população.

Na área da saúde, a equipe técnica da Promotoria de Justiça visitou o Hospital Municipal, acompanhada do prefeito e do secretário de saúde. Na ocasião, a promotora de Justiça presenciou a realização de consulta médica por meio do serviço de Telemedicina Pará, programa que decorre de convênio com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, referência médica em todo o país e no exterior. Essa modalidade de atendimento médico é uma realidade na era digital que tem gerado maior inclusão social, diminuindo o tempo de espera nas filas do Sistema Único de Saúde (SUS) e permitindo o acesso do paciente a especialistas de hospitais de referência, principalmente nas especialidades médicas que só há na capital do estado. O atendimento é com horário agendado, o paciente é atendido por uma equipe presencial, médico e enfermeiro, bem como, de forma remota, pelo médico especialista.

Descrição da imagem:
Descrição da imagem: Foto colorida da consulta do Telemedicina Pará. Há sete pessoas, três homens e quatro mulheres, em pé, lado a lado posando para a foto. Uma das mulheres está com um bebê no colo. Há uma mulher com um jaleco branco e outra com um jaleco rosa. A sala possui paredes beges e piso com lajotas brancas. Ao lado direito, há uma maca encostada na parede. Na parede de fundo, atrás das pessoas, há um banner do Telemedicina Pará, na cor azul  com letras brancas.

No mesmo dia, a PJ Alexssandra Muniz Mardegan também participou, de forma remota, do seminário “Primeira infância: Avanços e desafios para garantia do direito à saúde”, realizado pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ) e o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Sociais da Educação, Saúde e da Assistência Social (CAODS), no auditório Nathanael Farias Leitão, na sede do MPPA, em Belém. O evento foi realizado em formato híbrido, com transmissão pelo YouTube. 

Para participar do evento, a promotora reuniu-se com diversos representantes da rede de proteção da infância e juventude no auditório da Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins. Estiveram presentes as técnicas da Promotoria de Justiça de Marabá,  Laudia Maria da Paixão, assistente social, e Oziléa Souza Costa, psicóloga; o servidor Alisson Silva Dias; o prefeito municipal João da Cunha Rocha; representantes da Secretaria de Assistência Social; da Secretaria de Educação; da Secretaria de Saúde; do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do CRAS; do Centro de Referência Especializado da Assistência Social; do Conselho Tutelar; dentre outros atores da rede de proteção, que foram mobilizados pela Promotoria de Justiça de Marabá.

Descrição da imagem:
Descrição da imagem: Foto colorida do público que assistiou ao seminário, tirada em um ambiente interno. Há várias pessoas sentadas em cadeiras azuis. A sala possui paredes e pisos brancos. Ao fundo, ao lado direito, há a identificação da sala: "Plenário João Batista do Nascimento", em um fundo azul, com letras cinzas. Ao lado direito, há uma porta de vidro, por onde entra a luz do sol. A sala está com luz baixa.

 

Promotoria de Justiça de Marabá, com edição da Ascom

 

Fale Conosco