Promotoria de Justiça realiza vistorias em serviços de assistência social e saúde em município
Descrição da imagem: Foto colorida capturada em um ambiente externo. Há sete pessoas, dois homens e cinco mulheres. Eles estão em pé, reunidos lado a lado, posando para a foto e sorrindo. Atrás deles, a parede é bege e na parte debaixo é verde. Acima, está a placa do CRAS, em fundo branco e lestras pretas e verdes.
A Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Marabá, por meio da promotora de Justiça Alexssandra Muniz Mardegan, realizou inspeções nas unidades de serviços de assistência social e saúde no município de Bom Jesus do Tocantins, no dia 2 de setembro.
Primeiramente, foi realizada inspeção no Serviço de Acolhimento "Família Acolhedora", que visa oferecer proteção integral às crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem, ou extensa, por força de medida de proteção aplicada ao caso concreto. A Promotoria de Justiça também visitou os prédios de 2 dois Centros de referência da Assistência Social (CRAS) existentes no município, fiscalizando a estrutura física, o corpo técnico e os serviços ofertados à população em situação de vulnerabilidade social, verificando a existência de estrutura compatível com o exigido pelas legislações pertinentes. O CRAS possui, adicionalmente, um posto de atendimento específico para a zona rural, a fim de suprir a limitação de deslocamento da população mais vulnerável, que reside afastada da zona urbana e, na maioria das vezes, acaba não aderindo aos projetos propostos pela rede, o que foi modificado com a proximidade do CRAS, notadamente com a instalação de posto de atendimento junto a essa população.
Na área da saúde, a equipe técnica da Promotoria de Justiça visitou o Hospital Municipal, acompanhada do prefeito e do secretário de saúde. Na ocasião, a promotora de Justiça presenciou a realização de consulta médica por meio do serviço de Telemedicina Pará, programa que decorre de convênio com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, referência médica em todo o país e no exterior. Essa modalidade de atendimento médico é uma realidade na era digital que tem gerado maior inclusão social, diminuindo o tempo de espera nas filas do Sistema Único de Saúde (SUS) e permitindo o acesso do paciente a especialistas de hospitais de referência, principalmente nas especialidades médicas que só há na capital do estado. O atendimento é com horário agendado, o paciente é atendido por uma equipe presencial, médico e enfermeiro, bem como, de forma remota, pelo médico especialista.

No mesmo dia, a PJ Alexssandra Muniz Mardegan também participou, de forma remota, do seminário “Primeira infância: Avanços e desafios para garantia do direito à saúde”, realizado pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ) e o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Sociais da Educação, Saúde e da Assistência Social (CAODS), no auditório Nathanael Farias Leitão, na sede do MPPA, em Belém. O evento foi realizado em formato híbrido, com transmissão pelo YouTube.
Para participar do evento, a promotora reuniu-se com diversos representantes da rede de proteção da infância e juventude no auditório da Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins. Estiveram presentes as técnicas da Promotoria de Justiça de Marabá, Laudia Maria da Paixão, assistente social, e Oziléa Souza Costa, psicóloga; o servidor Alisson Silva Dias; o prefeito municipal João da Cunha Rocha; representantes da Secretaria de Assistência Social; da Secretaria de Educação; da Secretaria de Saúde; do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do CRAS; do Centro de Referência Especializado da Assistência Social; do Conselho Tutelar; dentre outros atores da rede de proteção, que foram mobilizados pela Promotoria de Justiça de Marabá.

Promotoria de Justiça de Marabá, com edição da Ascom