Promotoria de Justiça realiza Escuta Social
A Promotoria de Justiça de São Geraldo do Araguaia realizou nos dias 17 e 18 de janeiro, nas Câmaras Municipais de Piçarra e São Geraldo do Araguaia, a “Escuta Social” com a finalidade de debater os problemas da população em relação à saúde e educação.
No município de Piçarra, a escuta iniciou às 9h30 com a presença da população e vários agentes públicos dos órgãos de educação e saúde. O grande problema no município é a falta de remédios básicos e a rota do transporte escolar.
As autoridades presentes informaram que a situação vem melhorando, havendo esforço da municipalidade para maximizar a excelência dos serviços públicos.
Em São Geraldo do Araguaia a escuta iniciou às 16h com a presença da população e dos agentes públicos, também dos órgãos de educação e saúde.
Entre críticas e elogios aos serviços prestados, houve grande crítica à falta de refrigeração das salas de aula e à problemática da energia elétrica no município.
O promotor de Justiça, Erick Fernandes, que presidiu a Escuta Social, explicou que há uma ação civil pública, com liminar já deferida, para construção de uma subestação da CELPA em São Geraldo do Araguaia.
Ainda, houve reclamação dos serviços de educação prestados pelo Estado.
Além dos problemas resolvidos na reunião, várias deliberações foram tomadas ao final da escuta.
Um dos pontos tratados foi a designação de data e horário para com o apoio dos órgãos responsáveis em verificar a qualidade do transporte escolar em relação à segurança e qualificação dos motoristas.
Ao final, o promotor de Justiça salientou que os serviços públicos de educação e saúde são básicos e essenciais. “Saúde e educação precisam ser tratados com a máxima seriedade, pois eles são os pilares”, destacou.
Foi solicitado pelo promotor de Justiça, que os secretários das pastas orientem médicos, enfermeiros, professores e todos que trabalham em tais áreas a tratarem com humanidade e respeito à população, sugerindo a realização de cursos de orientação com tal finalidade.
Texto e fotos: PJ de São Geraldo do Araguaia
Edição: Assessoria de Comunicação