ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria de Justiça premia estudantes vencedores do concurso de vídeos sobre combate à violência escolar voltado a alunos da rede pública de Ananindeua

Ananindeua 21/10/24 13:20

Na última quinta-feira (17) o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) através da 1ª Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Ananindeua, Priscilla Moreira, promoveu a premiação do concurso de vídeos com a temática “Como enfrentar as diversas formas de violência no ambiente escolar?”, realizado no auditório da Usina Terpaz do Icuí-Guajará. Ao todo, a ação premiou 12 estudantes da rede estadual das escolas EEF Dr. Gaspar Vianna, EEFM Paraense, e EEFM Prof. Francisco Paulo do Nascimento Mendes, integrantes da Diretoria Regional de Educação (DRE Ananindeua 2).

Criada no âmbito do projeto “Sobre Viver na Escola: Os desafios no cotidiano escolar na prevenção e enfrentamento da violência contra a criança e o adolescente”, a ação foi coordenada pela promotora de Justiça Priscilla Moreira e pelas técnicas do MPPA  Rosemary Barros (assistente social) e Maria Valéria Nonato (psicóloga), que compuseram a mesa de abertura do evento.

Além do MPPA, estiveram presentes na premiação o Diretor de Diversidade e inclusão e Coordenador da Assessoria de Convivência Educacional da Secretaria de Educação (SEDUC), Mário Almeida; a Dirigente do DRE Ananindeua 2, Zuleide de Barros; Coronel da Polícia Militar e representante do Núcleo de Segurança Pública e Proteção Escolar da SEDUC (NUSPE/DRE 2); e o aluno do 9º ano da EEFM Paraense, Anael Chaves de Sena.

O concurso consistia em realizar uma abordagem de uma problemática a ser enfrentada no ambiente escolar sobre a temática da violência, tendo como foco o bullying; a prevenção e o enfrentamento da violência no cotidiano escolar; orientação de educadores, pais e diretores na análise e na reflexão sobre as diversas situações.

Para participar, os estudantes produziram vídeos de até 1 minuto sobre a temática para  avaliação da comissão julgadora e anúncio do primeiro lugar de cada segmento (Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos - EJA), que receberam uma bonificação de R$ 700,00 pela colocação. Foram os estudantes: 

  • Ana Clara Ferreira dos Santos, Gustavo Henrique Melo Palheta e João Lucas dos Santos Cardoso da EEEF Dr. Gaspar Vianna;
  • Anael Chaves de Sena, Alice Vitoria da Silva Palheta, Evellyn Samilly da Silva Pereira e Gabriel Cardoso de Moraes da EEEFM Paraense;
  • Thaires Vitória Silva Moras, José Alexandre Loiola de Almeida Silva, Kaellen Laiana de Souza Teixeira, Juliana Letícia de Souza de Souza e Christian dos Santos Duarte da EEEFM Prof. Francisco Paulo do Nascimento Mendes.

Aos demais participantes do concurso, foi feito o sorteio de uma bolsa integral pelo período de 1 ano de treinamento no “Projeto Bombeirinho Mirim”, ministrado pela Info Soluções; uma bolsa integral na Microlins em curso de capacitação e qualificação profissional (introdução à informática, ou manutenção de computadores nível básico ou treinamento de 1º emprego); além de uma bolsa parcial na Microlins

Texto: Assessoria de Comunicação

Fotos: PJ de Ananindeua

Fale Conosco