ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria de Justiça de Breves realiza visita de inspeção em espaço de acolhimento para crianças e adolescentes

Breves 02/10/24 09:00

Nesta terça-feira, 1º de outubro, o promotor de Justiça de Breves, Pablo Michel de Melo Souza, representando o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), realizou a visita de inspeção semestral no Abrigo Municipal Meu Aconchego, espaço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes em Breves.

O representante do MPPA esteve acompanhado pela equipe multidisciplinar do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI) - Marajó II, composta pela assistente social Janira da Costa Cunha e pela psicóloga Shyrleane Pinheiro Corrêa. A equipe do Ministério Público foi recebida pela coordenadora de proteção social especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Yeda da Silva Gomes, assistente social, e pela psicóloga Fabrina Galucio, ambas integrantes da equipe técnica do abrigo.

A visita teve como objetivo vistoriar o espaço onde o serviço de acolhimento institucional é ofertado para crianças e adolescentes, além de coletar informações sobre o funcionamento e a regularidade da instituição, e fornecer orientações metodológicas sobre os parâmetros de atendimento.

Dessa forma, o MPPA busca garantir que o serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes – Modalidade Abrigo Institucional – cumpra sua função protetiva e de restabelecimento de direitos, integrando uma rede de proteção que promova o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, o desenvolvimento das potencialidades das crianças e adolescentes atendidos e o empoderamento de suas famílias no resgate dos vínculos afetivos, sejam elas famílias de origem, nucleares, extensas e/ou substitutas.

O promotor de Justiça Pablo Michel destacou que o acolhimento institucional é um dos serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), cujo principal objetivo é promover o acolhimento de famílias ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, garantindo sua proteção integral.

Texto e foto: 1ª Promotoria de Justiça de Breves

Fale Conosco