ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria Agrária trata de desafios e soluções com agricultores familiares na Comunidade Tradicional Santa Cruz dos Martírios

São Geraldo do Araguaia 20/10/23 15:08

Na quarta-feira, 18, a 12ª Promotora de Justiça Agrária de Marabá, Alexssandra Muniz Mardegan, no âmbito do projeto “Vamos Conversar”, conduziu uma importante reunião com agricultores familiares na Comunidade Tradicional Santa Cruz dos Martírios, situada na zona rural do município de São Geraldo do Araguaia. 

O encontro, realizado no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Gomes da Silva, contou com a presença da equipe técnica do projeto Territórios Sustentáveis, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), bem como de representantes da comunidade.

Os agricultores familiares da comunidade expressaram suas preocupações e peculiaridades em relação ao plantio, principalmente no verão, quando enfrentam a dificuldade na irrigação das plantações, bem como quanto ao escoamento da produção. Mesmo com os diversos desafios enfrentados,  destacaram que alguns produtores locais fornecem alimentos para a merenda escolar do município, demonstrando sua força perante à produção rural.

A comunidade expressou a necessidade de um sistema de irrigação, devido à escassez de água nas áreas produtivas, especialmente durante o verão, e sugeriu a criação de represas em áreas com nascentes de água.

O representante da SEDAP e coordenador do programa Território Sustentável, Victor Tiago da Silva Catuxo, discorreu sobre o funcionamento do programa e seu público-alvo. Ele destacou a parceria com a empresa Natura, demandando que a associação da comunidade não tenha pendências documentais para firmar parcerias comerciais de consumo de insumos naturais.

Por fim, a também representante da SEDAP, Marlene Evangelista Vieira, informou que os interessados em aderir ao programa Território Sustentável podem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura de São Geraldo do Araguaia para obterem mais informações e se inscreverem no programa.

A reunião serviu para identificar desafios e buscar soluções para as necessidades dos agricultores familiares da Comunidade Santa Cruz dos Martírios. A atuação do Ministério Público e da equipe da SEDAP demonstra o comprometimento na promoção do desenvolvimento sustentável e na melhoraria da qualidade de vida desses cidadãos.
 

Texto: 12ª PJ Agrária de Marabá, respondendo pelo município de São Geraldo do Araguaia.

 

Fale Conosco