Promotoria acompanha aplicação do Plano de Retomada das Aulas Presenciais no município
Após recomendação do MPPA, a Secretaria de Educação do Município de Santa Izabel elaborou um Plano de Retomada das Aulas Presenciais. O documento passou a ser redigido após visitas às escolas do município, reuniões semanais e diálogo com professores e pais de alunos.
O objetivo do plano é promover a continuidade da aprendizagem dos alunos, propiciando um ambiente adequado, seguindo os protocolos de segurança contra o novo Coronavírus.
O retorno gradual das aulas no município iniciou nesta última quarta-feira (4) e de acordo com as orientações, elas funcionarão de forma híbrida. A representante do MPPA, a promotora de Justiça, Lilian Nunes e Nunes esteve presente nesta retomada e percorreu por várias escolas de Santa Izabel para certificar o cumprimento do plano.
Frente ao que foi analisado pelas equipes do MPPA e da Secretaria, Lilian Nunes conta: “Primeiramente, nos preocupamos com a imunização dos professores, de modo que, com essa retomada, eles já pudessem contar com a segunda dose da vacina. Outro ponto muito importante era assegurar o cumprimento dos protocolos nas escolas, garantindo as adequações no ambiente para higiene das crianças, bem como a sanitização”.
Além das providências tomadas pela Secretaria de Educação para manutenção da saúde, houve a conscientização de alunos, professores, gestores e a comunidade em geral sobre as medidas de segurança. Nesse sentido, a promotora conclui: “Todos os protocolos do Plano foram cumpridos, junto a isso, a sociedade realmente entendeu, aderiu e confiou nesse trabalho”.
Texto: Evelin Paixão