Promotora do idoso conhece planejamento do município para vacinação de idosos acamados

A promotora de Justiça, titular da 3a PJ de defesa da pessoa com deficiência e idosos de Belém, Elaine Castelo Branco, reuniu na tarde desta quarta-feira (3) com o diretor de vigilância da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Cláudio Salgado, e com o chefe da Divisão de Informações e Análise Epidemiológica em Saúde, Josafa Gonçalves Barreto para conhecer toda a estrutura e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Município de Belém para vacinar idosos acamados.
Ao todo, 14 equipes da Sesma trabalham para imunizar, até o próximo domingo (7), mais de 700 idosos e idosas com 85 anos ou mais, cadastradas no site (sistema.belem.pa.gov.br/belemvacinada) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Cada equipe - composta por um vacinador e um registrador - deverá vacinar, em média, 40 a 50 pessoas por dia, das 9h às 18h.
Na reunião foi reforçado que na sexta-feira (5) serão vacinados os idosos com 79 e 78 anos ou que venham a completar até 31 de dezembro. A Prefeitura segue vacinando os idosos de 80, 81 e 82 anos nesta quinta-feira (4), conforme já programado, além dos idosos que tinham a segunda dose agendada para dias anteriores.
Cadastro - Para ser administrada a vacina contra a Covid-19 na casa do idoso e idosa, o familiar ou cuidador deverá informar no cadastramento a dificuldade de mobilidade, o que pode ser feito pelo site sistema.belem.pa.gov.br/belemvacinada ou na UBS mais próxima, apresentando RG, CPF e comprovante de residência.
Texto: Ascom MPPA, com informações da Agência Belém