ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Projeto Empoderamento Empreendedor agrega novas ações e parcerias

Em reunião realizada na última sexta (28), foram planejadas atividades entre diversas instituições com objetivo maior do empoderamento feminino
Belém 01/07/19 16:44

Para tratar das próximas ações do Projeto Empoderamento Empreendedor, que desenvolve trabalhos de prevenção e enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres na região metropolitana de Belém, o 3° Promotor de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e coordenador do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, Franklin Lobato Prado, realizou na última sexta (28) uma reunião de trabalho na Promotoria da Infância, com a participação de diversas instituições parceiras do projeto e/ou atuantes no combate à violência de gênero.

O projeto "Empoderamento empreendedor" funciona como piloto nos demais bairros para buscar políticas públicas e agregar atividades de capacitação dos parceiros em favor de mulheres vítimas de violência doméstica.

‘’A troca de experiências e conhecimento entre as instituições, grupos e indivíduos é relevante para que se possa uniformizar a linha de atuação do Ministério Público e da Rede de Proteção à Mulher vítima de violência doméstica e familiar’’, avalia o promotor Franklin Lobato.

Em tempo mais recente a Empresa Natura firmou parceria com o projeto do MPPA. Algumas das próximas ações contam com as parcerias da Empresa Natura e da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, situada à Rua São Miguel, Cremação. Com o intuito de beneficiar mulheres de baixo poder econômico e sociocultural no bairro, às quartas feiras do próximo mês de agosto ocorrerão atividades envolvendo cursos de maquiagem, educação financeira, empreendedorismo, saúde da mulher, entre outros.

A partir desta segunda, os representantes da Paróquia estarão em reunião para tratar do projeto em parceria com a Natura.

Além da empresa, participaram da reunião a tenente coronem Fernanda Azulay, do Gabinete Militar do MPPA, defensora pública Felícia Nunes, a delegada Adriana Norat e representantes de diversas instituições como Comunidade de São Francisco (Batista Campos), Abrigo de Mulheres de Belém, Abrigo Estadual de Mulheres, Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Pastoral Social da Paróquia Santo Antônio de Lisboa.

Estiveram também presentes à reunião assessores das deputadas estaduais Nilse Pinheiro e Heloísa Guimarães; e representantes do Projeto “Conhecimento: Alforria da Mulher", do Projeto de Extensão (NEVADIM) da Faculdade FIBRA.Foto: PJ Violência Doméstica e Familiar

Em sua manifestação, o promotor Franklin falou das ações já realizadas no Projeto sobre empreendedorismo feminino, e sugeriu que a quantidade de cursos realizados seja ampliada para abranger mais perfis de mulheres. O promotor destacou também que, dentre tantas ideias e aspirações para o Empoderamento Empreendedor, há a intensão de apresentar um projeto de lei na Assembleia Legislativa Estadual (ALEPA) e possivelmente tornar o Projeto Lei Estadual.

Será encaminhado um ofício às deputadas da bancada feminina sobre o assunto em questão.

O Gerente de Relações Institucionais da Natura, José Matos Neto, avaliou que a transformação do projeto em Lei Estadual será um exemplo para o Brasil e disse haver ‘’total interesse em investir e apoiar no projeto empoderamento empreendedor’’. Segundo ele a Natura vem investindo em campanhas de conscientização e curso de empoderamento feminino. ‘’A fábrica da empresa tem um universo 99% feminino, são 20 anos em que a empresa decidiu “amazonizar-se’’, assim como são mais de 54 mil consultoras da Natura’’, informa.

Foto: PJ Violência Doméstica e Familiar

Nas suas colocações, Eliana Perdigão, assessora da deputada Estadual Professora Nilse Pinheiro, abordou sua experiência com a problemática da violência doméstica, e ressaltou a importância das atividades do Projeto Empoderamento Empreendedor, que para ela ‘’abraçam as mulheres e faz com que elas possam protagonizar suas próprias vidas’’. A assessora informou sobre as audiências públicas com o tema da violência doméstica que acontecerão em julho, inclusive com a participação da Ministra do Governo Federal, Damares Alves.

A psicóloga Claudia Leão, representando a Defensoria Pública, informou dos eventos já programados no âmbito da Defensoria que podem ser incluídos na ações e atividades do projeto de Empoderamento Empreendedor. Os serviços de psicologia, segundo o promotor Franklin, terão um papel muito importante no projeto, ‘’uma vez que as mulheres vítimas de violência precisam estar fortalecidas para serem inseridas no empoderamento empreendedor’’.

No planejamento sobre as futuras agregações ao projeto, e que foram debatia na reunião do último dia 28, estão também o projeto que fará cursos para as mulheres poderem trabalhar na reforma de suas próprias casas; o aplicativo EEGO da Natura, que atende mulheres com síndrome do pânico e transtorno de ansiedade; e o sistema do Centro Integrado de Operações (CIOP)

‘’A ideia não é criar nada novo, e sim unir tudo que já está funcionando para tornar efetivo o projeto de empoderamento empreender’’, pontua promotor Franklin

 

Confira o cronograma das atividades do Empoderamento Empreendedor para o mês de agosto:

- 7 de agosto: curso de automaquiagem da Natura das 14h às 16h; palestra projeto ideias das 16h às 18h, com a professora Eliana da Escola Superior Madre Celeste (Esmac);

- 14 de agosto: educação financeira, das 14h às 16h;  atividade do Observatório Social da rede e segurança pública e a Delegacia de Atendimento a Mulher (Deam), workshop sobre violência doméstica, das 16h às 18h;

- 21 de agosto: curso como ser uma empresária, das 14h às 16h; emissão de carteiras de identidade a Defensoria Pública oferecerá workshop sobre a eficiência de direitos humanos e a garantia dos direitos fundamentais.

- 28 de agosto: palestra sobre saúde da mulher, das 14 às 16 horas.

 

Texto: Ascom MPPA

 

Fale Conosco