Procuradoria-Geral de Justiça visita mais quatro Promotorias da Região Sudeste
Levantar necessidades em infraestrutura, pessoal, equipamentos e outras demandas, além de avaliar de perto as realidades e dificuldades enfrentadas pelos Promotores e Promotoras de Justiça que atuam por todo do Estado, são os objetivos do Projeto de Interiorização, implementado pela Procuradoria-Geral de Justiça e que desenvolve esta semana a sua 3ª Etapa, com visitas programadas para 11 municípios da Região Sudeste. Nesta quarta-feira, 22 de agosto, o Projeto esteve nas Promotorias de Rondon do Pará, Jacundá, Goianésia do Pará e Breu Branco.
Desde o dia 20 de setembro, o Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr., a Subprocuradora-Geral para a Área Técnico-Administrativa, Ubiragilda Pimentel e demais integrantes da comitiva vem percorrendo os municípios do Sudeste do Estado, reunindo e conversando com membros do MP e servidores da região. As visitas dessa 3ª Etapa encerram nesta sexta-feira, 24 de setembro.

Ao início da manhã, os integrantes da comitiva estiveram no município de Rondon do Pará, onde foram recebidos pela Promotora de Justiça Daliana Monique Souza Viana, que agradeceu a vinda da administração ao município e apresentou as demandas de infraestrutura, de pessoal e equipamentos. O Juiz de Direito João Valério de Moura Júnior também compareceu para saudar a comitiva.

“É fundamental para a administração superior ir às Promotorias, estar com os membros e servidores em seu local de trabalho, além de vivenciar a realidade e conhecer diretamente as demandas. Diretores de departamentos e assessores checam as necessidades e nos auxiliam na resolução imediata e providências prementes. Anunciamos avanços e investimentos pela administração do Ministério Público, a fim melhorar as condições de trabalho e otimizar o retorno de serviços à população”, enfatizou o Procurador-Geral César Mattar Jr.
.
“Para a administração é muito importante esse contato direto”, pontuou a Subprocuradora-Geral, Ubiragilda Pimentel, e prosseguiu: temos realizado essa atividade pelos interiores, conhecendo a realidade e ouvindo os promotores, com o objetivo de atender as demandas e, ao mesmo tempo, mostrar o trabalho que vem sendo feito desde o início da gestão, pois já temos muitas conquistas e continuaremos encaminhando as providências necessárias para cada caso relatado”.
A comitiva da administração superior é integrada pela diretora do Departamento de Obras e Manutenção, Márcia Moraes, o chefe da Divisão de Análise e Programação Carlos Tocantins, e os assessores das Subprocuradorias da área administrativa e jurídico institucional, Jaime Lima e Ricardo Paranhos, respectivamente, além do chefe do Gabinete Militar Cel Leonardo Franco.

O segundo município visitado foi a Promotoria de Justiça de Jacundá, na qual o titular John Luke Vilas Boas Carr está em trabalho remoto obrigatório por motivo de saúde. Na ocasião a comitiva foi recebida pela assessora Ana Miranda, que conversou com a equipe e repassou documentos formulados pelo PJ, com as demandas da Promotoria. Na oportunidade, PGJ e PJ conversaram remotamente.

Em seguida, os integrantes da comitiva do projeto de Interiorização se dirigiram ao município de Goianésia do Pará e se reuniram com a Promotora de Justiça Thais Rodrigues Cruz Tomaz. O juiz Henrique Carlos Lima Pereira cedeu o salão do Tribunal do Júri para que a administração do MPPA reunisse com a promotora. “A reunião foi muito proveitosa, pois o procurador-geral e a subprocuradora puderam verificar a realidade da Promotoria e as condições de trabalho em relação a infraestrutura e de pessoal”, disse a PJ Thaís Cruz.

A última parada desta quarta-feira ocorreu no início da noite, quando a comitiva chegou ao município de Breu Branco. Na sede local, o Promotor de Justiça Francisco Charles Pacheco Teixeira recebeu os integrantes da administração superior e expôs as necessidades em relação a novos equipamentos, segurança e pessoal. “Considero importante a visita, pois possibilita apresentarmos diretamente nossas demandas e conhecermos as medidas e providências administrativas que estão sendo tomadas pela gestão do MP”, ressaltou o PJ Francisco Charles.

Entre as questões administrativas e avanços apresentados pelos integrantes da administração superior nas visitas às Promotorias de Justiça de Rondon do Pará, Jacundá, Goianésia do Pará e Breu Branco estão, dentre outros: o concurso público para membros e servidores; contratação de estagiários do curso de Direito; aquisição de novos e adequados veículos para a região; celulares funcionais para membros e as promotorias; e licitação para contratação de serviço de limpeza, equipamentos e softwares de informática; novas sedes e adaptações; e providências na área da segurança institucional.
Na questão da segurança o Gabinete Militar já iniciou a instalação de câmeras de segurança e fornecimento de detectores de metais, que serão entregues conforme cronograma. Em todas as visitas, as sedes de Promotorias passam por uma avaliação dos ítens de segurança.
Na quinta-feira, 23, o projeto prossegue em Novo Repartimento e Tucuruí.
Texto: Edyr Falcão
Assessoria de Comunicação