Procurador-geral prestigia posse de novos membros do CNMP

Durante cumprimento de agenda institucional em Brasília, o procurador-geral de Justiça do Pará, Gilberto Martins, participou, nesta terça-feira (22), de solenidade em que quatro conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) tomaram posse para o biênio 2019-2021: Sebastião Caixeta, Silvio Amorim, Oswaldo D’Albuquerque e Rinaldo Reis. A solenidade de posse, que ocorreu na sede do Conselho, na capital federal, foi conduzida pelo presidente do CNMP, Augusto Aras.
Dos quatro conselheiros, dois vão exercer o segundo mandato: Sebastião Caixeta, que representa o Ministério Público do Trabalho, e Silvio Amorim, que ocupa a vaga destinada ao Ministério Público Federal. Oswaldo D’Albuquerque, do Acre, e Rinaldo Reis, do Rio Grande do Norte, ocupam vagas do Ministério Público Estadual.
Durante a solenidade, o procurador-geral da República e presidente do CNMP, Augusto Aras, destacou que há, a cada dia, a consciência do Ministério Público brasileiro de que a sua unidade é o caminho necessário para o fortalecimento e para a preservação das prerrogativas e das garantias constitucionais da instituição.
Aras complementou esperar “que este seja o momento da unidade do MP brasileiro. E que esta unidade se manifeste para alcançar outras instituições do sistema de justiça e que ao final da nossa jornada a semente frutifique. Tenho a convicção de que cada membro desse colegiado traz conhecimento, experiência, maturidade, senso de civilidade e de responsabilidade, que haverá de nos conduzir ao cumprimento do propósito, que é a permanente busca do bem comum”.

Outros compromissos
A participação na solenidade foi apenas um dos compromissos do procurador-geral Gilberto Martins. Ele também participou, ainda na terça-feira, de reunião da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público), que tratou sobre temas de interesse institucional, entre eles projetos em tramitação no Congresso que afetam o Ministério Público.
Já nesta quarta-feira (23), o chefe do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) participou de reunião da Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, organizada pelo CNPG (Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União).
Texto: Assessoria de Comunicação Social