ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Procurador-geral participa de reunião com ministro da Justiça

Encontro com Sérgio Moro tratou sobre o projeto “Em Frente, Brasil” implantado recentemente em Ananindeua
Belém 07/10/19 16:22

O procurador-geral de Justiça do Pará, Gilberto Valente Martins, e o promotor de Justiça José Maria Lima Junior, supervisor administrativo dos Centros de Apoio Operacional e coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), participaram da reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro e o governador Helder Barbalho onde foram apresentados os primeiros resultados do projeto "Em Frente, Brasil", do Governo Federal e também da atuação do sistema de segurança em todo Estado do Pará. A reunião, com a presença da cúpula da segurança pública do Pará e de representantes de órgãos municipais, estaduais e federais, ocorreu no Palácio do Governo, na manhã desta segunda-feira (7).

O ministro Sérgio Moro, chegou a Belém no início da manhã para cumprir uma agenda que inclui visita ao município de Ananindeua, cidade contemplada pelo projeto. O "Em Frente, Brasil" é um projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que consiste em ações conjuntas entre União, Estados e Municípios.

Representantes de diversas instituições participaram da reunião no Palácio do Governo
Foto: Alexandre Pacheco

Cinco municípios, um de cada região do país, foram selecionados na primeira fase: Ananindeua, no Pará; Cariacica, no Espírito Santo; Goiânia, em Goiás; Paulista, em Pernambuco; e São José dos Pinhais, no Paraná. Desde que foi instalado em Ananindeua, em 30 de agosto deste ano, o projeto atua em quatro áreas integradas de operações que reúnem 14 bairros de Ananindeua, entre os quais Icuí Guajará, 40 horas, Aurá e Jaderlândia.

Na reunião o governo apresentou alguns números do "Em Frente, Brasil". Não houve registro, por exemplo, de crime de feminicídio e latrocínio no primeiro mês de implantação do projeto.  Já os homicídios e roubos reduziram 60% e 20%, respectivamente, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

"Ananindeua tinha um histórico de violência onde, não raramente, acontecia mais de um homicídio por dia, e como foi dito pelo governador, neste início de mês não houve nenhum crime dessa natureza. É um projeto relativamente novo, mas com bons resultados alcançados”, avaliou o ministro Sérgio Moro em entrevista coletiva aos jornalistas.

O ministro Sérgio Moro disse também que a visita ao Pará é uma demonstração de apoio à Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária em execução no Pará desde o início de agosto.

No seu pronunciamento, o procurador-geral Gilberto Martins destacou a importância dos investimentos e esforços na área da segurança pública e conclamou a bancada de deputados federais do Pará a apoiar e votar pela aprovação do projeto anticrime

Texto: Ascom MPPA

 

Fale Conosco