ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Procurador-geral participa de posse de novas dirigentes do MPAP

Gilberto Martins esteve na solenidade em que Ivana Cei assumiu o cargo de procuradora-geral de Justiça do Amapá
Macapá 08/03/19 12:40

A promotora de justiça Ivana Lúcia Franco Cei e a procuradora de justiça Estela Maria Pinheiro do Nascimento Sá foram empossadas, na noite desta quinta-feira (7), no Plenário do Cartório da 10ª Zona Eleitoral do Amapá, em Macapá, nos cargos de procuradora-geral de justiça e corregedora-geral do Ministério Público do Amapá (MP-AP). Elas foram eleitas para comandar a instituição no biênio 2019/2021. O procurador-geral de Justiça do Pará, Gilberto Martins, participou da solenidade como representante do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.

A nova PGJ do MP-AP substitui o procurador de justiça Márcio Augusto Alves, que esteve à frente do órgão no período de 2017/2019. Já a procuradora de justiça Estela Sá foi reconduzida para o comando da Corregedoria Geral da instituição. Com 27 anos de trajetória, as duas são integrantes da primeira turma de membros do MP-AP, oriundas do concurso público de 1991. Ivana Cei e Estela Sá ajudaram a construir a história de luta em prol da sociedade amapaense.

Conselheiros do CNMP Marcelo Weitzel e Sebastião Caixeta, senador Lucas Barreto, procurador-geral Gilberto Martins, senador Davi Alcolumbre, conselheiros do CNMP Lauro Nogueira e Dermeval Farias e procurador Oswaldo Albuquerque
Foto: divulgação

O dispositivo de honra da solenidade foi formado pelo Colégio de Procuradores do MP-AP, composto pelos procuradores de justiça Raimunda Clara Banha, Jair Quintas, Socorro Milhomem Moro, Fernando França, Márcio Augusto Alves, Nicolau Crispino, Joel Chagas, Jayme Henrique Ferreira, Estela Sá, e Maricélia Assunção. Também na mesa o governador do Amapá, Waldez Góes, o presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre; o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador João Lages; o presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (AlAP), deputado Estadual José Carlos Barbosa; presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), desembargador Manoel Brito; presidente do Tribunal de Contas do Amapá (TCE/AP), conselheiro Michel Houat; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Amapá (OAB/AP), Auriney Brito; o representante do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), conselheiro Nacional Sebastião Vieira Caixeta; representante do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), procurador-geral de justiça do MPPA, Gilberto Valente Martins; o prefeito de Macapá, Clécio Luís, e o presidente da Associação dos Membros do Ministério Público do Amapá (AMPAP), promotor de justiça Wueber Penafort.

O governador nomeou Ivana Cei para o cargo de PGJ do MP-AP após ela ter sido a mais votada pelos procuradores e promotores de justiça para compor a lista encaminhada ao chefe do Executivo. De 81 membros do MP-AP que votaram, a nova dirigente da instituição recebeu 66 votos.

Ivana Cei é titular da Promotoria de justiça de Defesa do Meio Ambiente e Conflitos Agrários (PRODEMAC) e coordenadora do Centro de Apoio Operacional Ambiental. Foi eleita pela primeira vez para ocupar o cargo de PGJ do MP-AP, no período 2011 a 2013, sendo reconduzida para o biênio 2013 a 2015.

Cerimônia de posse encheu o auditório e foi prestigiada por várias autoridades estaduais e nacionais
Foto: divulgação

Texto: Assessoria de Comunicação Social do MP-AP

Fale Conosco