Procurador-Geral participa da cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira
Em comemoração ao primeiro vôo realizado no dia 23 de outubro de 1906, por Santos Dumont, no 14 Bis, o Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr., prestigiou a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, na Base Aérea de Belém (BABE), nesta sexta-feira, 21 de outubro.
O evento foi realizado pelo Primeiro Comando Aéreo Regional e foi presidido pelo Comandante do I COMAR, Major- Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, acompanhado do Comandante Militar do Norte, General de Exército Augusto Ferreira Costa Neves e do Comandante do 4º Distrito Naval (4º DN), Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa.
Durante a cerimônia também houve a imposição da Medalha “Ordem do Mérito Aeronáutico”(OMA), e foram realizados sobrevôos das aeronaves C 95 Bandeirante e C 98 Caravan, ambas do Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA), e P 95 Bandeirulha, do Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3º/7º GAv), pertencentes à BABE e que executam missão de transporte e patrulha na região da Amazônia Oriental.
Data Comemorativa
O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-bis, o mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.
Assessoria de Comunicação