Procurador-Geral de Justiça participa de reunião ampliada sobre patrimônio histórico

O Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr, participou na tarde desta quinta-feira, 5, de uma reunião ampliada sobre Patrimônio Histórico com representantes do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e da Academia Paraense de Jornalismo. O encontro ocorreu no Solar do Barão do Guajará, sede do IHGP.

No decorrer da reunião, houve uma palestra técnica proferida pelo historiador Sebastião Piani Godinho. O palestrante destacou todos os furtos e a destruição de monumentos em praças públicas de Belém, desde 2004, com fotos e descrição detalhada das obras de arte que, ao desaparecerem sem providências, desfalcaram a memória da cidade e do Pará.

A professora Anaíza Vergolino, presidente do IHGP-PA, e a presidente da APJ, Franssinete Florenzano, destacaram a importância da parceria com o MPPA e ofereceram assessoria técnica dos membros das duas entidades para as promotorias de defesa do patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental.
"Pela primeira vez na história um Procurador-Geral de Justiça esteve presente em uma reunião de trabalho do Insituto e da APJ. Também iremos formalizar um documento com os pedidos de providências preventivas e punitivas pelo descaso quanto aos crimes que levaram ao perecimento de bens públicos", ponderou a jornalista Franssinete Florenzano.

Também na reunião, o PGJ entregou trinta exemplares do livro "Memórias do Ministério Público do Estado do Pará". A doação foi destinada ao acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. O chefe do MPPA também, ao final do encontro, participou de uma Roda de Conversa com os acadêmicos da Academia Paraense de Jornalismo.

"Esse encontro nos honra e realça o compromisso do MPPA, do Instituto e da Academia, que seguem engajados em projetos de interesse público social, como a luta pela proteção ao patrimônio histórico, arquitetônico, artístico e cultural. A cidadania se constrói de modo coletivo", ressaltou o Procurador-Geral de Justiça César Mattar Júnior.
Participaram também da reunião: o presidente da Academia Paraense de Letras Jurídicas, Célio Simões Souza; o presidente da Comissão de Patrimônio Histórico de Belém, Elson Monteiro; Sebastião Godinho, membro da Comissão de Patrimônio Histórico de Belém; o membro da Comissão de Folclore do IHGP, Walbert Monteiro; o ex-presidente da Academia Paraense de Jornalismo, o jornalista Linomar Bahia; Otávio Pessoa, membro da Academia Paraense de Jornalismo; a 2ª secretária e a diretora de comunicação social do IHGP, Helena de Almeida e Paula Rodrigues, respectivamente.

Assessoria de Comunicação