ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Ouvidoria discute adequação do Portal da Transparência do MPPA ao novo Manual do CNMP

A nova edição do Manual constitui uma importante ferramenta de auxílio na construção dos Portais da Transparência, em todas as unidades e ramos do Ministério Público
Belém 26/10/21 15:03

Descrição da imagem: há cinco pessoas, dois homens e três mulheres, sentadas em cadeiras pretas ao redor de uma mesa redonda, na cor branca, encostada em uma janela de vidro, com estrutura metálica. Da esquerda para a direita tem um homem branco, usando uma calça bege e camisa azul de botão; ao lado dele há outro homem branco usando calça jeans e blusa cinza; ao lado deste, há uma mulher branca usando calça jeans e blusa preta. Do lado direito, há uma mulher branca usando calça rosa e blusa branca; e, por último, uma mulher branca usando blusa preta, e alguma peça vermelha, na parte de baixo. Todos usam máscaras.

Nesta sexta-feira, 22 de outubro, a Ouvidoria Geral do Ministério Público do Estado do Pará e a Divisão de Análise Programação (DAP), do Departamento de Informática da instituição, realizaram a 1ª Reunião de Trabalho para discutir a adequação técnica para atualização, gestão e alimentação do Portal da Transparência do MPPA, após o lançamento da 5ª edição do Manual da Transparência do Ministério Público, pelo CNMP.

A reunião discutiu as mudanças ocasionadas pela 5ª edição do Manual do Portal da Transparência do Ministério Público, e definiu como serão aplicadas no âmbito do MPPA. A nova edição do Manual foi lançada no dia 13 de setembro deste ano, pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), durante a 13ª Sessão Ordinária de 2021. 

A finalidade do Manual do Portal da Transparência é estruturar a comunicação entre o Ministério Público e a sociedade por meio dos sítios eletrônicos dos diversos ramos do MP brasileiro. Além disso, o documento objetiva pela padronização, uniformidade, clareza das informações e linguagem de fácil compreensão para aprimorar a possibilidade de compreensão dos dados, presentes no Portal da Transparência, de modo universal.

Na reunião, foi definido que a próxima etapa será a elaboração do cronograma de ação para apoio às unidades administrativas do MPPA na alimentação do Portal da Transparência, em conformidade com a nova edição do Manual.

Participaram da reunião a assessora da Ouvidoria Geral, Carla Luciana Gurjão de Araújo Freire; a chefe de apoio da Ouvidoria, Germana de Araujo Silva Imbiriba; o chefe da DAP, Carlos Henrique Coelho Tocantins; e os técnicos da DAP, Mauro  André Santos Tolosa e Kelle Cristina Fortunato da Costa.

Confira na íntegra a 5ª edição do Manual do Portal da Transparência.

 

Texto: Lírio Moraes, Assessoria de Comunicação, com informações da Ouvidoria Geral

 

Fale Conosco