Oficina capacita pescadores do Tapajós e Baixo Amazonas em justiça restaurativa
A primeira oficina virtual de Justiça Restaurativa para pescadores do Tapajós e Baixo Amazonas está sendo realizada do dia 12 até 16 de abril, virtualmente, numa parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) com a Promotoria de Justiça Agrária de Santarém, e outras instituições.
A capacitação está sendo ministrada das 8h30 às 12h30 pelo professor Nirson Neto, da Clínica de Justiça da Amazônia (CJUA) e Ufopa, que também farão a certificação, e a programação tem o apoio do MPPA, TNC Brasil, Sapopema e Movimento dos Pescadores do Oeste do Pará e Baixo Amazonas (Mopeban). O MPPA é representado pela promotora de Justiça Ione Missae Nakamura.
A oficina virtual de Justiça Restaurativa e Construção de Paz no contexto da pesca na Bacia do Tapajós e Baixo Amazonas, é parte do projeto “Construção de diagnóstico e linha de base para pescadores do médio e baixo Tapajós”, e tem como objetivo informar os participantes sobre os conceitos básicos da Justiça Restaurativa e capacitá-los na resolução de conflitos no âmbito de suas comunidades.
Texto: Lila Bemerguy