ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Obra 'Árvore Vermelha' é inaugurada no MP de Marabá com reflexão sobre água e floresta

Marabá 04/08/25 15:12

Foi inaugurada na última sexta-feira, 1º de agosto, na sede do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) de Marabá, a instalação artística “Árvore Vermelha”, de autoria da artista Vitória Barros, como parte da programação itinerante da 1ª Bienal das Amazônias, intitulada “Bubuia: Águas como fonte de imaginações e desejos”. A cerimônia contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça do Pará, Alexandre Tourinho, e da promotora de Justiça Josélia Leontina de Barros Lopes, titular da 8ª Promotoria de Justiça de Marabá e coordenadora da região administrativa Sudeste I.

A instalação da obra marca a continuidade da Bienal que, em sua edição inaugural realizada entre agosto e novembro de 2023, reuniu mais de cem artistas da Amazônia Legal e Internacional, com grande participação do público, além de uma extensa programação com oficinas, mesas redondas e atividades arte-educativas gratuitas.

Um alerta em forma de arte

A obra “Árvore Vermelha” é composta por três estruturas em formato de árvore, feitas com tubos de PVC — material associado tanto ao transporte de água potável quanto de esgoto. Ao todo, as esculturas ocupam cerca de quatro metros quadrados e apresentam dimensões que variam entre 1,80 m e 3 m de altura.

A escolha do material e da coloração intensa visa provocar reflexão sobre os ciclos da água, seu percurso invisível nas cidades e sua relação intrínseca com a floresta.

Itinerância pela Amazônia

A obra faz parte da Itinerância da Bienal das Amazônias, que percorre diversos municípios da região, como Canaã dos Carajás (PA), São Luís (MA), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Macapá (AP), levando arte contemporânea com temáticas amazônicas.

A exposição da obra em Marabá é gratuita e aberta ao público por um período de dois meses.

 

Texto: Hannah Franco/Ascom

 

Fale Conosco