ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA ministra palestra sobre o combate de violência contra a mulher para alunos de Escola estadual

Belém 05/09/24 13:35

O Ministério Público do Estado do Pará, por meio do Núcleo de Proteção à Mulher, em atenção à Lei nº 14.164/2021, que inclui conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica e, instituiu a semana escolar de combate à violência contra a mulher, realizou, no dia 20 de agosto, palestras de conscientização para o corpo discente da Escola Professora Albanízia de Oliveira Lima. A ação ocorreu após pedido da professora Ivaney Darling de Carvalho Costa, que desenvolve o projeto de Ciências Humanas, denominado: "Mulheres Amazônidas: ascentralidade resistência e luta". O projeto tem o objetivo de refletir sobre a contribuição feminina na defesa da Amazônia brasileira, analisando as questões de gênero norteadas pelo patriarcado e o quanto tentam limitar a atuação dessas mulheres na defesa da floresta.

 

 

 

O evento foi pensado com objetivo de impulsionar a reflexão crítica entre estudantes, profissionais da educação e comunidade escolar sobre a prevenção, combate, estratégias e, abordagem de instrumentos protetivos para o registro das denúncias, nos casos de violência contra à mulher. 

O Núcleo de Proteção à Mulher, no dia 20 de agosto, palestrou, para aproximadamente 150 estudantes do 2º ano com média de idade de 15 a 17 anos, sobre os temas: Mulheres e Justiça Climática: Por que é fundamental que meninas e mulheres decidam questões climáticas? e, Conquista dos Direitos da Mulher ao longo do tempo e violência doméstica. As palestras foram conduzidas pelas promotoras de Justiça Herena Neves Maués Corrêa de Melo (coordenadora auxiliar do Núcleo), e Vyllya Costa Barros Sereni (ex-coordenadora do Núcelo de Proteção à Mulher). 

Na oportunidade, houve a distribuição da Cartilha do Núcleo Mulher, onde estão inseridas as cartilhas de: Proteção às Mulheres, de Crimes contra a Mulher, de Violência Obstétrica, Folder do Projeto de Multi-acolhimento Social e Glosário de “Roubadas” Amorosas.

Ainda na programação, foi ressaltada a importância do respeito universal aos direitos humanos e da dignidade humana, trazendo como meta à eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres e meninas nas esferas pública e privada, com destaque ao empoderamento feminino no desfrute da plena igualdade de gênero, que continua a ser um desafio fundamental rumo ao desenvolvimento sustentável, inclusivo e global.

Texto e fotos: Núcleo Mulher/ com edição da Ascom MPPA

 

 

 

 

 

 

Fale Conosco