ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Núcleo de Proteção à Mulher finaliza segundo dia de capacitação de profissionais da educação sobre igualdade de gênero

Belém 26/03/25 15:20

Na terça-feira, 25, o Projeto de Formação dos Profissionais da Educação promovido pelo Ministério Público do Estado (MPPA)  prosseguiu com suas atividades, no auditório Nathanael Farias Leitão. O evento tem por base as diretrizes da Lei n.º 14.164/2021, que visa a inclusão de conteúdos voltados à prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica. Os dois dias de debates (24 e 25) proporcionaram uma rica troca de conhecimentos entre educadores, por intermédio do Núcleo de Proteção à Mulher e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). A Subprocuradora-geral para a área Técnico-Administrativa, Ubiragilda Pimentel,  participou do encerramento do treinamento.

No segundo dia de capacitação ocorreram as palestras da promotora de Justiça Darlene Rodrigues Moreira e da ex- lutadora de MMA e Superintendente de Equidade de Gênero da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Érica Paes. A promotora Darlene abordou o tema “Glossário de ‘Roubadas’ Amorosas”, trazendo uma reflexão sobre comportamentos cotidianos que podem ser identificados como formas de violência nas relações interpessoais. Durante sua apresentação, ela relatou exemplos com:  mansplaining, maintinterrupting e gaslighting, que muitas vezes passam despercebidos, mas têm impactos profundos nas dinâmicas relacionais. O glossário completo pode ser consultado na cartilha intitulada "Glossário de ‘Roubadas’ Amorosas".

A especialista Érica Paes trouxe em sua palestra o tema “Segurança no Mundo Virtual: Discussão de Situações de Risco no Ambiente Digital e Estratégias Pedagógicas de Prevenção”. Ela explicou que em um mundo cada vez mais conectado, discutir a segurança digital e as estratégias necessárias para proteger os alunos é fundamental. A apresentação de Paes enfatizou "a importância de educar não apenas sobre os riscos, mas também sobre as ferramentas disponíveis para garantir um ambiente virtual seguro, principalmente para crianças e adolescentes".

O evento ainda prosseguiu duscutindo os desafios e soluções no combate ao cyberbullying e sobre cenários reais e análise de práticas de intervenção no ambiente,  com ação coordenada entre escola e rede de proteção. A programação encerrou às 16h, e contou com a parceria da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) e da Superintendência de Empoderamento e Equidade de Gênero da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.

Na avaliação dos participantes, durante os dois dias de treinamento, foi proporcionado um espaço vital para a capacitação de educadores que buscam aprimorar seus conhecimentos e práticas pedagógicas em temas tão relevantes e atuais.

Na ocasião, os policiais militares presentes relataram aos participantes que em abril de 2023, o Governo do Pará criou, no âmbito da Seduc, em parceria com a PMPA, o Programa "Escola Segura", com o objetivo de proporcionar segurança e proteção à comunidade escolar. O programa começou com policiamento fixo de duplas em 228 escolas da rede pública estadual. Hoje, diariamente, a PMPA disponibiliza 550 policiais militares, que realizam exclusivamente policiamento fixo nas escolas, em 275 escolas estaduais, em todas as regiões do Estado.


Texto : Patrick Dias. Ascom/MPPA.

Fotos: Patrick Dias. Ascom/MPPA e Núcleo de Proteção à Mulher

Fale Conosco