ATENDIMENTO AO CIDADÃO

No Maranhão, MPPA participa de fórum sobre questões fundiárias e conflitos socioambientais

Promotora de Justiça convidada, Ione Nakamura, ministrou palestra sobre o SIG Fundiário
Maranhão 16/03/22 11:35

Representando o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), a Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo Agrário do MPPA, Ione Nakamura, participou do I Fórum Maranhense sobre Conflitos Socioambientais e Regularização Fundiária, de 14 a 16 de março, ministrando a palestra "SIG Fundiário: uma proposta para solucionar o caos fundiário" no segundo dia do evento.

O SIG Fundiário é o projeto que desenvolve um sistema que agrega informações documentais e espaciais de processos e títulos, bem como matrículas, bem como permite a visualização da malha fundiária dos municípios que foram contemplados pelo projeto, sendo um instrumento relevante para a atuação dos Promotores de Justiça Agrários, do Ministério Público Federal,  do Tribunal de Justiça e dos órgãos fundiários parceiros.

O Ministério Público do Estado do Pará começou a desenvolver o Sistema de Informações Geográficas Fundiárias - SIGF em 2013, conjuntamente com a Universidade Federal do Pará, e o instalou na base dados do MPPA em maio de 2021.

Descrição de imagem: foto colorida da Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo Agrário do MPPA, Ione Nakamura, de óculos, cabelo curto e roupa branca bolinhas verdes na estampa. Ela está sentada em uma cadeira preta, em sua frente há uma mesa de madeira, um caderno aberto e um microfone de mesa. Atrás dela há uma parede preta e um slide ocupando quase todo o fundo da foto. No slide está escrito "SISTEMA GEOGRÁFICO DE INFORMAÇÕES FUNDIÁRIAS DO PARÁ - SIGFUNDIÁRIO/PA".

O evento foi realizado pela Frente de Proteção Integrada do Maranhão (FPIMA), composta pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Maranhão (MPMA), Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Estado do Maranhão.

Texto: Assessoria de Comunicação com informações do Núcleo Agrário.

Fale Conosco