MPPA solicitará investigação de incêndio no parque Serra da Lua

O Ministério Público do Estado solicitará à Polícia Civil de Monte Alegre uma investigação visando esclarecer as circunstâncias em que ocorreu o incêndio florestal que atingiu o sítio arqueológico “Serra da Lua” no parque estadual do município no início deste mês. O MP também irá instalar procedimento objetivando acompanhar a atuação dos órgãos na prevenção de novos incêndios.
A informação foi divulgada pelo promotor de justiça de Monte Alegre, Luciano Augusto Araújo da Costa, durante reunião, ocorrida nesta quarta-feira (9), com representantes do Ideflor-Bio no município. Estiveram na reunião a gerente substituta do instituto, Andreia Dantas; e as técnicas em gestão ambiental, Márcia Segtowich e Simone Damasceno de Araújo.

Na reunião foi relatado como o incêndio foi contido e as providências que serão tomadas objetivando atuar na prevenção de novas ocorrências firmado um convênio entre a prefeitura e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) visando uma parceria para atuação do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), visto que as representantes do Ideflor informaram que a ausência de atuação do Prevfogo se deu por falta de interesse da gestão municipal.
O Prevfogo é um centro especializado, dentro da estrutura do Ibama, responsável pela política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional, incluindo atividades relacionadas com campanhas educativas, treinamento e capacitação de produtores rurais e brigadistas, além de monitoramento e pesquisa.
As representantes do Ideflor-Bio informaram que o instituto está realizando trabalho de conscientização ambiental, no que se refere a utilização do fogo nas atividades desenvolvidas pelos moradores das comunidades Santana do Paytuna, Laches, Maxirá, Maxirazinho e Ererê, todas próximas ao parque. Palestras foram realizada entre os dias 7 e 10 de outubro de 2019 nessas comunidades.
Outra iniciativa para evitar novas ocorrências é a criação, pela gerência do parque estadual, de uma brigada de incêndio.
Texto: PJ de Monte Alegre