MPPA segue na capacitação sobre a atividade de Inteligência
Nesta quarta (13) no Ministério Público do Pará (MPPA) ocorreu a segunda fase do ciclo de cursos do Programa de Atualização em Inteligência Investigativa e Segurança Institucional. Os servidores puderam aprimorar seus conhecimentos sobre a atividade de inteligência, compreendendo que as técnicas e métodos desta atividade poderão ser utilizados para melhor subsidiar as investigações.
O ciclo de cursos é destinado aos membros do Ministério Público do Pará (MPPA), assessores e analistas jurídicos e servidores do Grupo de Segurança Institucional (GSI) e do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO).
Um dos palestrantes é o Promotor de Justiça e atual coordenador do Grupo de Segurança Institucional (GSI), Milton Luis Lobo de Menezes, que avalia como a Inteligência ainda é nova no âmbito dos Ministérios Públicos Brasileiros, sendo cada vez mais necessária a especialização.
A servidora Isabele Santana, Assessora da Promotoria de Justiça de Igarapé Miri, diz ser de total importância complementar o conhecimento sobre o assunto para melhor auxiliar nas futuras investigações. ‘’Eu entendo a inteligência como um sistema com técnicas específicas de abordagem para determinada operação e métodos de investigação de maneira mais sigilosa, nesse sentido, no dia a dia, nós sempre precisamos de informações relevantes para auxiliar com eficácia o promotor de justiça nas operações’’, relata.
Dayan Roberto Silva, Auxiliar de Administração e Assessor da Procuradoria-Geral de Justiça, também avalia a necessidade do curso para melhor auxiliar na execução de determinada investigação e entender como esta funciona na prática. ‘’Compreender o conceito de inteligência e o fluxo do trabalho na prática colabora na medida em que as informações relativas à determinada Unidade serão preciosas para produção, por exemplo, de minutas do Promotor de Justiça.’’
Dos oito módulos que serão realizados no decorrer do ano, sete serão voltados a atividade de Inteligência e Introdução do conhecimento e o último módulo será voltado à segurança institucional. A realização é do Grupo de Segurança Institucional (GSI), do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).
Texto: Ascom MPPA