MPPA reúne com Município e obtém garantia de 100% de vacinação aos idosos institucionalizados

Diante dos os rumores de que não haveria vacina suficiente para as pessoas que estão incluídas na fase prioritária para a vacinação, em conformidade com o Plano Estadual do Governo do Estado do Pará, a 3ª promotora de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência e Idosos de Belém, Elaine Castelo Branco, encaminhou ofício ao Município na quinta (21), solicitando essa prioridade na primeira fase, para as cinco Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) da capital.
A 3ª Promotoria do Deficiente e Idoso de Blém possui um Procedimento Administrativo (PA) instaurado desde março de 2020, para acompanhar a política pública em relação aos idosos durante a pandemia.
No mesmo expediente a Promotoria solicitou que houvesse a sensibilidade do mesmo tratamento aos 14 idosos abrigados no Abrigo Filantrópico João de Deus em Belém, mesmo que não seja instituição de longa permanência.
Na mesma quinta (21) no período da tarde, em reunião coordenada pelo Centro de Apoio Operacional da Cidadania do Ministério Público do Estado, com a presença do Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e secretário de saúde, Maurício Bezerra, o Município anunciou que será garantida a vacinação em 100% do grupo prioritário, tranquilizando a todos os envolvidos na garantia dos direitos dos idosos institucionalizados.
Texto: Juliana Amaral
Edição: Edyr Falcão
Imagem: Agência Pará