ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA reúne com gestores municipais de Jacundá para discutir atuação no município

Jacundá 12/02/25 10:00

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) por meio das promotoras de Justiça Aline Cunha da Silva e Alexssandra Muniz Mardegan, promoveu, na segunda-feira, 10, reunião na sede da Prefeitura de Jacundá, para avaliar o avanço das demandas debatidas em encontros anteriores e identificar as áreas que necessitam de providências imediatas. O encontro contou com a participação de representantes das secretarias do município.

A promotora de Justiça Aline Cunha iniciou falando sobre a base do município de Jacundá é o Turismo de Base Comunitária (TBC), que pode ser fomentado em consonância com as atividades da agricultura familiar e com o ecoturismo, ampliando as oportunidades para as comunidades locais, o que fortalece ainda mais a necessidade de um planejamento adequado para potencializar esse setor econômico.

Na oportunidade, foi mencionado pelos representantes do município que a merenda escolar é produziza com 65% de alimentos provenientes da agricultura familiar, o que reflete um impacto positivo tanto na qualidade nutricional das refeições oferecidas quanto na valorização dos produtores locais.

Outro ponto abordado foi a infraestrutura viária da zona rural do município e a trafegabilidade nas estradas e vicinais. A Promotora de Justiça Aline Cunha ressaltou que recebeu algumas notícias sobre trechos com problemas e reforçou que essas questões estão sendo apuradas para a adoção das medidas cabíveis.

A Promotora de Justiça Alexssandra Muniz Mardegan enfatizou a importância do apoio contínuo às comunidades ribeirinhas e aos agricultores familiares. "O fortalecimento da agricultura familiar não apenas impulsiona a economia local, mas também está alinhado com um modelo de desenvolvimento sustentável. Esse crescimento, aliado ao potencial turístico da região, pode gerar emprego e renda para as famílias de Jacundá, garantindo um ciclo econômico mais justo e solidário", reforça.

Ao final da reunião, a Promotora de Justiça Aline Cunha, destacou a necessidade de continuar o monitoramento das estradas e pontes para garantir a segurança e a mobilidade dos produtores e demais cidadãos. "Nosso papel é acompanhar de perto as demandas da população e cobrar soluções efetivas. A melhoria da infraestrutura das estradas e vicinais é essencial para o escoamento da produção agrícola e também para o fortalecimento do turismo regional, que tem um potencial enorme para ser explorado de maneira sustentável", afirmou.

Texto e fotos: 12ª PJ Agrária de Marabá

 

Fale Conosco