ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA recebe a visita institucional da Embaixadora do Líbano no Brasil

PGJ César Mattar Jr. recepcionou a Embaixadora do Líbano, Carla Jazzar, no Salão Nobre da Procuradoria-Geral
Belém 18/11/21 15:40

 

 

 
Foto: Alexandre Pacheco

Descrição de imagem: na foto aparecem lado a lado, a Embaixadora da República do Líbano no Brasil, Carla Jazzar e o Procurador-Geral de Justiça do Pará, César Mattar Jr., ambos usam máscaras. Atrás deles aparecem alguns objetos como cadeiras, um quadro e bandeiras. 

O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Pará, César Mattar Jr., recebeu nesta quinta-feira, 18 de novembro, visita de cortesia da Embaixadora da República do Líbano no Brasil, Carla Jazzar, que veio acompanhada do Cônsul Honorário do Líbano no Pará, Makran Said e do Presidente da Federação Libanesa no Pará, Kamal Hojeij. Na pauta o fortalecimento de laços e parcerias entre o Ministério Público do Estado (MPPA) e a comunidade libanesa no Pará. 

A visita de cortesia ao MPPA integra a agenda oficial de três dias que a Embaixadora cumprirá no Estado do Pará.

 

A Embaixadora da República do Líbano no Brasil, Carla Jazzar, recebeu do PGJ, César Mattar Jr., uma Imagem de Nossa Senhora de Nazaré
Foto: Ascom MPPA

Descrição da imagem: na foto aparecem onze pessoas reunidas de pé, em uma sala fechada, todas usam máscaras. Ao fundo aparecem quadros, bandeiras e cadeiras, no piso há dois grandes tapetes estampados. 

Participaram do encontro, que ocorreu no Salão Nobre da Procuradoria-Geral, o Subprocurador-Geral para a Área Jurídico-Institucional, Eduardo Barleta, o Corregedor-Geral do Ministério Público, Manoel Santino, o 2º Subcorregedor-Geral, Geraldo Rocha, o Ouvidor-Geral do MPPA, Adélio Mendes, o Chefe de Gabinete da PGJ, Alexandre Tourinho, e as Promotoras de Justiça Maria da Penha Buchacra e Sumaya Saady Morhy.

Durante a visita, os membros do Ministério Público presentes ao encontro falaram um pouco sobre as origens de suas famílias e de suas descendências. A Embaixadora do Líbano, Carla Jazzar e os integrantes de sua comitiva também destacaram os laços que unem a comunidade libanesa.

 

 
Foto: Ascom MPPA

Descrição da imagem: na foto aparecem a embaixadora e o procurador-geral, sentados, cada um em uma cadeira, com certa distância, os dois usam máscaras. Entre eles há uma de centro com flores e taças com água, ao fundo estão as bandeiras do Pará, Brasil, Líbano e do MPPA. 

Em sua manifestação o Procurador-Geral, César Mattar Jr., disse que o Ministério Público do Estado do Pará, em especial a Procuradoria-Geral, sente-se honrada com a visita da Embaixadora do Líbano no Brasil, Carla Jazzar.

“É o motivo de júbilo, primeiro, pelo ineditismo dessa visita institucional, mas em especial porque ocorre no momento em que a instituição está sendo chefiada por um descendente de libaneses. É a oportunidade única da nossa instituição estreitar laços, pois também possuímos no Ministério Público, vários integrantes descendentes da Colônia Libanesa”, frisou.

E prosseguiu o PGJ, “a visita ocorre no momento em que o Líbano precisa de orações e de pensamento positivo e da colaboração também do povo brasileiro, um povo irmão, um povo co-irmão do povo libanês. Essa foi a mensagem de sua excelência, a embaixadora, clamando para que, mais do que nunca, os laços que sempre uniram o Brasil e o Líbano sejam novamente revigorados e fortalecidos.

 

 
Foto: Ascom MPPA

Descrição da imagem: na foto aparecem oito pessoas sentadas em cadeiras e sofá beges, todos usam máscaras. Ao fundo aparecem as bandeiras, quadros, paredes laranjas e uma janela, próximo à janela há também uma escultura. 

A Embaixadora Carla Jazzar enfatizou a importância de ter a oportunidade de encontrar a comunidade libanesa do Pará. “Para nós é importante esse contato com a nossa comunidade, tanto em termos de números, quanto em termos de influência política em todas as áreas, seja econômica, da justiça, do direito. Outro objetivo dessa agenda oficial é incentivar os libaneses que estão aqui a se registrar e votar nas eleições do próximo mês de março”.

E destacou Jazzar: ‘um outro item de nossa pauta que é importante ressaltar é que viemos divulgar a ideia de criar um fundo junto aos brasileiros de origem libanesa, para ajudar o povo libanês em seu país, pois atualmente enfrentam uma situação social e econômica muito difícil. A ideia do fundo é de criar novas oportunidades de trabalho, estimular o comércio bilateral entre o Brasil e o Líbano e de transferir tecnologia e conhecimento brasileiro para o Líbano, ou seja, estimular os laços bilaterais.

 

 
Foto: Alexandre Pacheco

Descrição da imagem: na foto aparecem cerca de sete pessoas, todas de pé, usando máscaras. No centro a embaixadora segura uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré. 

O Procurador-Geral, César Mattar Jr., participará, nesta quinta-feira à noite, da inauguração do Consulado do Líbano, em Belém. 


Assessoria de Comunicação

 

Fale Conosco