ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA realiza workshop sobre direitos das crianças e adolescentes

A Promotoria de Icoaraci participou e coordenou as discussões nas mesas temáticas e oficinas
Icoaraci 07/12/21 10:50

A Promotoria de Justiça de Icoaraci, através dos 3º e 4º Promotores de Justiça, que possuem atuação na área da Infância e Juventude, José Edvaldo Pereira Sales e Daniel Henrique de Azevedo, realizaram, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, o workshop "A Rede de Atenção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes: fortalecendo capacidades de atuação".

O evento ocorreu nesta segunda-feira (6), no auditório da PJ de Icaraci e teve início às 9h com mesa de abertura composta pelo PJ José Edvaldo Sales e o PJ Mauro de Almeida, que é o 5º Promotor de Justiça Criminal de Icoaraci, com atribuição nos crimes contra criança e adolescente, juntos ao Conselheiro Tutelar de Outeiro, Alessandro Josué da Conceição Corrêa.

DESCRIÇÃO

Descrição: foto colorida de três homens, que vestem roupas sociais, sentados, apoiando os braços sobre uma mesa branca. O primeiro, que está na posta esquerda um deles fala ao microfone. Atrás deles há persianas brancas.

Foto: PJ de Icoaraci

A primeira mesa temática tratou dos Desafios atuais na perspectiva de garantia e defesa dos direitos das Crianças e Adolescente e foi apresentada pelo promotor José Sales. Em seguida, houve a "Oficina I:  Violação dos Direitos da Criança e Adolescentes: aspectos legais", conduzida pelo 4º Promotor de Justiça da Infância e Juventude, promotor Daniel Henrique de Azevedo.

DESCRIÇÃO

DESCRIÇÃO: foto colorida de uma sala de palestra. O teto é branco com pequenas luminárias, há cadeiras poltronas vermelhas onde aparecem duas mulheres sentadas. Há um grande painel do MPPA e na frente dele, outro painel refletindo o Datashow. Uma mulher que está de pé fala ao microfone, um homem também está de pé e olha para ela.

Foto: PJ de Icoaraci

Depois das perguntas, houve um intervalo para o almoço. Com o retorno às 14h, houve a "Mesa temática Violência intrafamiliar: aspectos para compreensão e intervenção".

A mesa foi apresentada por Maria Lúcia Gaspar Garcia, que é Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), facilitadora e instrutora de Justiça Restaurativa, facilitadora de Diálogos Transformativos e Peacemaking Circles (Círculos de Construção de Paz), Formação em Conferência Restaurativa e Mediação Vítima Ofensor; Facilitadora e Helper de Grupos do Pathwork - Programa de Transformação Pessoal, junto à Maira de Maria Pires Ferraz, que é Doutoranda em Teoria e Pesquisa do comportamento (PPGTPC-UFPA); Integrante do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento Humano (LED/UFPA), onde desenvolve estudos sobre violência contra criança e adolescente e a trajetória de vida de autores de agressão sexual.

DESCRIÇÃO: foto colorida de uma sala de palestra. O teto é branco com pequenas luminárias, há cadeiras poltronas vermelhas onde aparecem cinco pessoas sentadas. Há um grande painel do MPPA e na frente dele, outro painel refletindo o Datashow. Uma mulher que está de pé fala ao microfone, um homem aparece mais atrás dela, está sentado e olha para papeis sobre uma mesa.

Foto: PJ de Icoaraci

 

DESCRIÇÃO: foto colorida de uma sala de palestra. O teto é branco com pequenas luminárias, há cadeiras poltronas vermelhas onde aparecem quatro pessoas sentadas. Há um grande painel do MPPA e na frente dele, outro painel refletindo o Datashow. Uma moça que está de pé fala ao microfone.

Foto: PJ de Icoaraci

O evento finalizou com a Oficina II - Escuta especializada no contexto da Rede de Proteção, conduzida por Suely Lobo da Costa, que é  Assistente Social graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Servidora Pública Efetiva do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, lotada atualmente na Vara da Infância e Juventude Distrital de Icoaraci e representante do CRESS-1ª Região no Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes; Tutora em cursos de formação na Escola Judicial do Estado do Pará sobre direito de crianças e adolescentes.

DESCRIÇÃO: foto colorida de uma sala de palestra. O teto é branco com pequenas luminárias, há cadeiras poltronas vermelhas onde aparecem duas pessoas sentadas. Há um grande painel do MPPA e na frente dele, outro painel refletindo o Datashow. Uma moça que está de pé fala ao microfone.

Foto: PJ de Icoaraci

A Coordenadora do CAO da Infância, Mônica Freire, parabenizou pelo evento, mas justificou a não participação direta em virtude de outros compromissos dos Centros de Apoio para a mesma data e horário.



Texto: Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Icoaraci, com edição da Ascom

Fale Conosco