MPPA realiza workshop sobre autoconhecimento e comunicação

Vida corrida, stress, trânsito... essas são algumas das características que fazem parte da rotina de milhares de trabalhadores. Com o advento das novas tecnologias ficou cada vez mais difícil parar para uma conversa, seja em casa ou no trabalho, tudo se resolve pelo celular. A comunicação cada vez mais escassa, afeta diretamente os relacionamentos.
Por isso, na manhã da última quinta-feira (3), o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) realizou o workshop “Comunicação para a vida na metodologia de autoconhecimento”. O evento ocorreu no auditório das Promotorias da Infância e Juventude e abordou questões de autoconhecimento e relações interpessoais no local de trabalho, por meio da comunicação. As ministrantes do workshop foram a pedagoga Lúcia Florenzano e a assistente social Maria Lúcua Garcia.
A segunda edição do evento já está agendada para o dia 31 de outubro e disponibiliza 20 vagas para membros do MPPA. As inscrições podem ser feitas no período entre 14 e 30 desse mês, no site do CEAF.

O workshop iniciou com um momento de harmonização e meditação. Logo após, são feitas diversas atividades práticas que abordam temas como ética como qualidade relacional, auto responsabilidade e compassividade na comunicação. No final das atividades, os participantes recebem uma avaliação de seu desenvolvimento durante o workshop.
Thais Alessandra, que trabalha na Assessoria de Planejamento do MPPA conta que durante o workshop foi possível refletir sobre algumas falhas de comunicação. “Um dos aspectos que me chamou atenção foi a reflexão sobre a dificuldade de que alguns tem para compartilhar uma informação, pois partem do princípio de que como é muito fácil para àquele que conhece, então, julga que o outro que recebe a mensagem já deveria entender a mensagem na mesma velocidade, o que na verdade está por trás desse tipo de atitude é uma questão de superioridade em relação ao outro, o que acaba se tornando ruídos que dificultam a comunicação”, observou Thais.
Já para a chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal do MPPA, Michelle Brito, o workshop proporcionou uma rica troca de experiências. “Conversamos e refletimos sobre diversos aspectos da comunicação, sua importância para o autoconhecimento e a boa convivência com outras pessoas. Ficou claro que a comunicação tem repercussão direta e imediata na qualidade do relacionamento interpessoal, familiar e profissional”, destacou.
Serviço:
Workshop “Comunicação para a vida na metodologia de autoconhecimento (Patchwork) ”
Data: 31 de outubro de 2019
Hora: 14h às 17h
Local: Auditório das Promotorias da Infância e Juventude
Inscrições: 14 a 30 de outubro no site do CEAF