MPPA realiza visita de inspeção em cooperativa de catadores de materiais recicláveis

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) representado pelo promotor de Justiça José Godofredo Pires do Santos, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), e pelo 2º promotor de Justiça de Meio Ambiente, Patrimônio Cultural e Habitação e Urbanismo Nilton Gurjão das Chagas, realizou visita de inspeção técnica na sede Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira (Cocavip), em Icoaraci.
Na oportunidade, a equipe inspecionou a área atualmente ocupada pela cooperativa, sua dinâmica de trabalho e condições estruturais com objetivo de verificar a possibilidade de atuação do poder público municipal e estadual, bem como de possíveis parcerias, visando adequar o referido espaço às reais necessidades na área de reciclagem. A atividade teve apoio da engenheira civil Maylôr Ledo e do engenheiro sanitário Thiago Matos, integrantes do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (Gati) do MPPA e da servidora Victória Vilhena, do Caoma.
A cooperativa apresentou ao Ministério Público o seu plano de trabalho elaborado pelos integrantes da cooperativa com assessoria de engenheiro e advogado que integram o apoio técnico da entidade. "O objetivo final da atuação do Caoma e dos órgãos de execução na área ambiental é a efetiva inserção dos catadores na cadeia produtiva dos resíduos sólidos, nos termos da lei nº 12.305/2010", afirmou o promotor de Justiça José Godofredo Pires dos Santos, coordenador do Caoma.
A Cocavip trabalha há 5 anos com coleta seletiva de materiais recicláveis em Belém. Desenvolvido por 70 cooperados, a maioria mulheres, que todos os dias saem pelas ruas da capital para arrecadar os materiais com a ajuda de um caminhão e também bicicletas. Tudo o que é arrecadado como papel, jornal, vidros, garrafas, latas de aço e alumínio, garrafas de água e refrigerante e produtos reutilizáveis acaba virando moeda de troca com seus parceiros de trabalho.
Texto: Pedro Loureiro de Bragança (Caoma)