MPPA realiza reunião com gestores de Unidades Básicas de Saúde

A Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais, de Ananindeua, realizou nesta quarta-feira, 15, uma reunião para tratar das irregularidades encontradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A Promotoria vem acompanhando a situação desde julho, quando o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), enviou ao Ministério Público, relatórios de fiscalização. Além do Coren, também enviaram documentos, o Conselho Nacional de Medicina e Conselho de Farmácia, os quais descreveram as observações e constatações relacionadas às condições sanitárias e estruturais das UBS.
Participaram da reunião, a promotora de Justiça Fábia Mussi, o procurador municipal, Adélio Mendes, e os representantes das UBS. A promotora Fábia Mussi informou que, irá elaborar um planejamento com a colaboração da diretoria técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), com a finalidade de realizar visitas em todas as Unidades de Saúde.
A expectativa é de que as visitas possam acontecer, já no primeiro semestre de 2022, para constatar quais as irregularidades apontadas no relatório de fiscalização do Coren, ainda não foram sanadas, bem como, as providências que devem ser adotadas.
Texto: Juliana Amaral, Ascom