ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA realiza primeira ação de microchipagem de cavalos

Além da microchipagem, os animais receberam atendimento veterinário e os tutores foram orientados em relação aos cuidados necessários
Belém 28/09/21 14:40

Descrição da imagem: na foto aparecem várias pessoas reunidas, todas de pé, um deles é tutor de um equino e está segurando o animal que também aparece na foto, com a mão direita o homem segura a documentação de atendimento do animal. 

O Ministério Público do Estado do Pará, por meio do Centro de Apoio Operacional Ambiental coordenado pela promotora de Justiça Albely Miranda Lobato, realizou no sábado, 25 de setembro, a Operação de microchipagem de equinos utilizados como Veículos de Tração Animal (VTA), no distrito de Outeiro, município de Belém. A ação faz parte das atividades do Grupo de Trabalho Bem-estar e Defesa Animal do MPPA.

folder com orientações para cuidados com os animais

Descrição da imagem: a foto é uma representação do folder que foi distribuido aos tutores dos animais, há informações sobre a microchipagem, cuidados sanitários, entre outros. Há também contatos dos órgãos envolvidos e que podem prestar auxílio aos animais e seus tutores. 

Após uma série de reuniões de planejamento articuladas entre vários atores, a ação de microchipagem e atendimentos aos equinos de veículos de tração ocorreu em Outeiro e prestou atendimento médico, onde os cavalos foram vermifugados e medicados. O objetivo, a curto prazo, é que os microchips implantados possibilitem a identificação do tutor do animal, para fins de responsabilização no caso de maus tratos ou negligência. Os tutores também receberam orientações de cuidados com os cavalos.

Primeira ação de microchipagem de animais
Primeira ação de microchipagem de animais
Foto: CAO Ambiental

Descrição da imagem: na foto várias pessoas que participaram da ação estão reunidas, todas de máscara, a maioria de pé e o algumas agachadas, eles estão em um ambiente ao ar livre. 

Essa ação foi a primeira de uma série que devem ocorrer nos próximos doze meses. Planeja-se realizar ao menos um evento como este em cada distrito de Belém. O projeto é fruto de uma parceria CAO Ambiental com a Guarda Municipal de Belém, Batalhão de Polícia Ambiental da PMPA, Semob, Corpo de Bombeiros, Centro de Zoonoses, UFRA. O objetivo, a médio prazo, é que essas ações contribuam para abolir os veículos de tração animal em Belém. A partir do levantamento do número de animais encontrados e microchipados na cidade, o MPPA, o Centro de Zoonoses e a UFRA farão novos termos de cooperação técnica com outras entidades que prestam apoio de assistência social, estudo e orientação para as pessoas que dependem do trabalho com equinos.

Estavam presentes por parte do MPPA a promotora de justiça auxiliar do CAO Ambiental Maria José Vieira de Carvalho Cunha e a médica veterinária do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar – GATI/MPPA Maria do Carmo Andion Farias. 

Para mais informações sobre o GT Bem-estar e Defesa Animal, acesse:

https://www2.mppa.mp.br/areas/institucional/cao/meio-ambiente/gt-defesa-animal.htm

Texto: CAO Ambiental e Juliana Amaral, Ascom 

 

 

Fale Conosco